Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DO EXPERIMENTO “O LUDIÃO” PARA FACILITAR O ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE DENSIDADE E EMPUXO SEGUNDO A LEI DE PASCAL.

Palavra-chaves: LUDIÃO, EXPERIMENTO, METODOLOGIA Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho aborda fatores que coincidem o efeito das forças atuando sobre o objeto imerso na água, a densidade e empuxo, onde todo corpo imerso num fuído sofre a ação de empuxo perpendicular, pois, passam a ser desenvolvidos apartir da abordagem teórica dos princípios físicos da lei de Pascal e Arquimedes, estes processos de ensino e aprendizagem se tornem bastantes complexos. Para envolver os alunos, o referido trabalho destaca as questões envolvidas no ensino da física para alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estatudual Professora Osvaldina Muniz e essas aulas experimentais como o “Ludião” é para apreender o docente a sentir-se desafiado e motivado, porém, a escola não adota esta metodologia, mas buscamos este meio de levar o conhecimento para dentro da sala de aula, tornando-se mais dinâmica e atrativa. É de extrema importância que o discente busque novas maneiras de ensinar os mecanismos de construção intelectuais e científicos neste contexto. O experimento o Ludião mostra a pressão exercida na garrafa pet, e essa pressão faz com que os pontos do líquido entre na tampa fazendo com que ela desça, os resultados obtidos foram significativos, visto que os participantes do experimento conseguiram, ao final da atividade, compreender o real propósito e estabelecer a relação entre os princípios físicos envolvidos dentro do experimento. Em paralelo a isto, conseguimos reforçar a ideia de que é possível realizarmos aulas diversificadas a partir de instrumentais alternativos presentes no contexto dos próprios alunos.

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