Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTRODUÇÃO A NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA

Palavra-chaves: NANOTECNOLOGIA, NANOCIÊNCIA, ENSINO DE QUÍMICA. Pôster (PO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43082
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 646
    "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTRODUÇÃO A NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA"
    "resumo" => "A cada dia que se passa a tecnologia avançado cada vez mais, diante desses avanços tecnológicos a nanociência e nanotecnologia (N&N) tem ocupado importante espaço na divulgação cientifica e tecnológica. Considerando a potencialidade científica e social da nanociência e nanotecnologia, percebendo o quanto as escolas brasileiras ainda estão desprovidas de infraestrutura física e o quanto o estudo de química ainda é desconectado da vivência dos educandos, o presente trabalho tem por finalidade investigar como a temática nanotecnologia pode ser trabalhada em turmas do Ensino Médio, no componente curricular de química. Para atender a esse propósito foram aplicadas diversas atividades que abordaram a nanotecnologia e sua relação com a química, através de vídeos, aulas expositivas e atividades experimentais. O trabalho está sendo desenvolvido e vivenciado para um público alvo de 34 alunos do 2º ano com o tempo de pesquisa 3ºano do Ensino Médio da Escola Solidônio Leite, localizada na cidade de Serra Talhada – PE. As atividades desenvolvidas tiveram uma grande aceitação por parte dos alunos, permitindo resultados satisfatórios, além de comprovar que se fazem necessárias abordagens mais dinâmicas e contextualizadas nas aulas de Química para que contribua de fato para uma aprendizagem significativa na tentativa de formar jovens alfabetizados científicamente e tecnicamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "NANOTECNOLOGIA, NANOCIÊNCIA, ENSINO DE QUÍMICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA25_ID646_26042018163946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCENA NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCENA"
    "autor_email" => "lucenanunes@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43082
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 105
    "inscrito_id" => 646
    "titulo" => "DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA INTRODUÇÃO A NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA"
    "resumo" => "A cada dia que se passa a tecnologia avançado cada vez mais, diante desses avanços tecnológicos a nanociência e nanotecnologia (N&N) tem ocupado importante espaço na divulgação cientifica e tecnológica. Considerando a potencialidade científica e social da nanociência e nanotecnologia, percebendo o quanto as escolas brasileiras ainda estão desprovidas de infraestrutura física e o quanto o estudo de química ainda é desconectado da vivência dos educandos, o presente trabalho tem por finalidade investigar como a temática nanotecnologia pode ser trabalhada em turmas do Ensino Médio, no componente curricular de química. Para atender a esse propósito foram aplicadas diversas atividades que abordaram a nanotecnologia e sua relação com a química, através de vídeos, aulas expositivas e atividades experimentais. O trabalho está sendo desenvolvido e vivenciado para um público alvo de 34 alunos do 2º ano com o tempo de pesquisa 3ºano do Ensino Médio da Escola Solidônio Leite, localizada na cidade de Serra Talhada – PE. As atividades desenvolvidas tiveram uma grande aceitação por parte dos alunos, permitindo resultados satisfatórios, além de comprovar que se fazem necessárias abordagens mais dinâmicas e contextualizadas nas aulas de Química para que contribua de fato para uma aprendizagem significativa na tentativa de formar jovens alfabetizados científicamente e tecnicamente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "NANOTECNOLOGIA, NANOCIÊNCIA, ENSINO DE QUÍMICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA25_ID646_26042018163946.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ LUCENA NUNES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCENA"
    "autor_email" => "lucenanunes@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A cada dia que se passa a tecnologia avançado cada vez mais, diante desses avanços tecnológicos a nanociência e nanotecnologia (N&N) tem ocupado importante espaço na divulgação cientifica e tecnológica. Considerando a potencialidade científica e social da nanociência e nanotecnologia, percebendo o quanto as escolas brasileiras ainda estão desprovidas de infraestrutura física e o quanto o estudo de química ainda é desconectado da vivência dos educandos, o presente trabalho tem por finalidade investigar como a temática nanotecnologia pode ser trabalhada em turmas do Ensino Médio, no componente curricular de química. Para atender a esse propósito foram aplicadas diversas atividades que abordaram a nanotecnologia e sua relação com a química, através de vídeos, aulas expositivas e atividades experimentais. O trabalho está sendo desenvolvido e vivenciado para um público alvo de 34 alunos do 2º ano com o tempo de pesquisa 3ºano do Ensino Médio da Escola Solidônio Leite, localizada na cidade de Serra Talhada – PE. As atividades desenvolvidas tiveram uma grande aceitação por parte dos alunos, permitindo resultados satisfatórios, além de comprovar que se fazem necessárias abordagens mais dinâmicas e contextualizadas nas aulas de Química para que contribua de fato para uma aprendizagem significativa na tentativa de formar jovens alfabetizados científicamente e tecnicamente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.