Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ROBBY: INTERDISCIPLINARIDADE NO PROJETO DE ROBÓTICA

Palavra-chaves: ROBÓTICA, CONHECIMENTO MÚLTIPLO, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM Pôster (PO) AT 13 - Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Os alunos de escolas públicas geralmente não possuem a oportunidade de integrar um projeto de pesquisa ou extensão, fundamentais para que esses desenvolvam habilidades múltiplas que potencializam seu aprendizado. A resolução de problemas é um recurso indispensável para o ensino de ciências, mas a forma como vem sendo utilizada precisa ser repensada pelos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, esse projeto propôs a construção de um robô da modalidade seguidor pelos discentes do IFPB/Campus Santa Rita. O mesmo participou de competições de robótica internas e externas ao campus, como a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Terceira Competição de Robótica do IFPB, enfrentando todos os desafios destas competições. Os estudantes puderam apreender conhecimentos para planejamento, concepção e elaboração de projetos, propuseram e implementaram soluções criativas de problemas que se apresentaram durante a execução do mesmo e na concepção do robô, bem como de conhecimentos de diversas disciplinas como matemática, física, eletrônica, química, além dos conceitos já previstos pela própria natureza do projeto: lógica de programação, manutenção de hardware. Como pioneiro, na área de robótica, o projeto mostrou a importância e a viabilidade de projetos desta natureza no campus, promovendo o fomento de novos projetos, inclusive levando a robótica para estudantes de escolas públicas em demais escolas no município de Santa Rita, na Paraíba.

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