NETO, Francisco Cassimiro et al.. Robby: interdisciplinaridade no projeto de robótica. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43360>. Acesso em: 22/11/2024 14:50
Os alunos de escolas públicas geralmente não possuem a oportunidade de integrar um projeto de pesquisa ou extensão, fundamentais para que esses desenvolvam habilidades múltiplas que potencializam seu aprendizado. A resolução de problemas é um recurso indispensável para o ensino de ciências, mas a forma como vem sendo utilizada precisa ser repensada pelos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, esse projeto propôs a construção de um robô da modalidade seguidor pelos discentes do IFPB/Campus Santa Rita. O mesmo participou de competições de robótica internas e externas ao campus, como a Olimpíada Brasileira de Robótica e a Terceira Competição de Robótica do IFPB, enfrentando todos os desafios destas competições. Os estudantes puderam apreender conhecimentos para planejamento, concepção e elaboração de projetos, propuseram e implementaram soluções criativas de problemas que se apresentaram durante a execução do mesmo e na concepção do robô, bem como de conhecimentos de diversas disciplinas como matemática, física, eletrônica, química, além dos conceitos já previstos pela própria natureza do projeto: lógica de programação, manutenção de hardware. Como pioneiro, na área de robótica, o projeto mostrou a importância e a viabilidade de projetos desta natureza no campus, promovendo o fomento de novos projetos, inclusive levando a robótica para estudantes de escolas públicas em demais escolas no município de Santa Rita, na Paraíba.