Este trabalho busca identificar as mudanças que o lousa digital possibilita no ensino e pesquisa, bem como reconhecer, assinalar a forma que ela auxilia no processo de aprendizagem interativa. O método utilizado para constituição desse trabalho foi a pesquisa por entrevista que foi é apropriada para obtenção de informações acerca do que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem, fazem ou já fizeram em relação a lousa digital como ferramenta pedagógica para o ensino e pesquisa, ademais, foi utilizado a pesquisa bibliográfica que consistiu na análise de livros e artigos científicos para composição da solução da problemática. Por meio da pesquisa, foi possível identificar que a lousa digital inserida nas práticas pedagógicas de ensino e pesquisa, proporciona uma ressignificação e reestruturação de como realizar o ato de pesquisa e a produção textual, bem como possibilita recursos para deixar a aula mais dinâmica e eficiente no que tange o solucionar de dúvidas dos educandos em momento de aula. Pois diferente da lousa que utiliza o giz ou a caneta, a lousa digital fornecer os recursos audiovisuais para que o educador utilize como práticas pedagógicas mediatizadas