ESTUDANDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO MEDIANTE O USO DO POLY PRO NA PERSPECTIVA DO MODELO DE VAN HIELE
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43123 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "ESTUDANDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO MEDIANTE O USO DO POLY PRO NA PERSPECTIVA DO MODELO DE VAN HIELE" "resumo" => "Para que os alunos compreendam e raciocinem geometricamente sobre o mundo físico, é indispensável que o professor promova o surgimento de situações de aprendizagem que potencializem o desenvolvimento da visualização, do senso espacial e do pensamento geométrico. Ao falarmos em senso espacial, estamos nos referindo a uma habilidade que está relacionada com a maneira como pensamos sobre as abstrações que se desenvolvem a partir da exploração que executamos sobre as formas e sobre o espaço que nos envolve. Já o pensamento geométrico em consonância com o modelo de Van Hiele, consiste em uma rígida e bem ordenada hierarquia de cinco níveis geométricos que segue uma sequência gradual, de tal forma que o nível anterior é obrigatoriamente pré-requisito para se passar para o nível posterior, pois as ideias desenvolvidas no nível anterior serão relacionadas e aprofundadas no nível posterior. Assim, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de três Sequências Didáticas embasadas no estudo dos Sólidos de Platão, tomando como princípio teórico o modelo de Van Hiele e como ferramenta metodológica o uso software Poly Pro, sendo voltada para uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba. Diante do fato de o estudo da Geometria ser essencial para o desenvolvimento de habilidades como a visualização, o senso espacial e o pensamento geométrico, decidimos com base no resultado obtido com a aplicação de um questionário na mencionada turma, propor esta alternativa como forma de promover a aprendizagem destes alunos com relação aos Poliedros Platônicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "SÓLIDOS DE PLATÃO, VAN HIELE, POLY PRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID1394_03062018011735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE DE LIMA ASSIS" "autor_nome_curto" => "JORGE DE LIMA" "autor_email" => "jorgedelimaassis@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43123 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 583 "inscrito_id" => 1394 "titulo" => "ESTUDANDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO MEDIANTE O USO DO POLY PRO NA PERSPECTIVA DO MODELO DE VAN HIELE" "resumo" => "Para que os alunos compreendam e raciocinem geometricamente sobre o mundo físico, é indispensável que o professor promova o surgimento de situações de aprendizagem que potencializem o desenvolvimento da visualização, do senso espacial e do pensamento geométrico. Ao falarmos em senso espacial, estamos nos referindo a uma habilidade que está relacionada com a maneira como pensamos sobre as abstrações que se desenvolvem a partir da exploração que executamos sobre as formas e sobre o espaço que nos envolve. Já o pensamento geométrico em consonância com o modelo de Van Hiele, consiste em uma rígida e bem ordenada hierarquia de cinco níveis geométricos que segue uma sequência gradual, de tal forma que o nível anterior é obrigatoriamente pré-requisito para se passar para o nível posterior, pois as ideias desenvolvidas no nível anterior serão relacionadas e aprofundadas no nível posterior. Assim, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de três Sequências Didáticas embasadas no estudo dos Sólidos de Platão, tomando como princípio teórico o modelo de Van Hiele e como ferramenta metodológica o uso software Poly Pro, sendo voltada para uma turma de 2 ano do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba. Diante do fato de o estudo da Geometria ser essencial para o desenvolvimento de habilidades como a visualização, o senso espacial e o pensamento geométrico, decidimos com base no resultado obtido com a aplicação de um questionário na mencionada turma, propor esta alternativa como forma de promover a aprendizagem destes alunos com relação aos Poliedros Platônicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "SÓLIDOS DE PLATÃO, VAN HIELE, POLY PRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID1394_03062018011735.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JORGE DE LIMA ASSIS" "autor_nome_curto" => "JORGE DE LIMA" "autor_email" => "jorgedelimaassis@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }