Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: IMPORTÂNCIA E RECOMENDAÇÕES

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, LDB, PCN'S Pôster (PO) AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43246
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 1477
    "titulo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: IMPORTÂNCIA E\r\n
      RECOMENDAÇÕES
      """
    "resumo" => "O Ensino de Ciências envolve um extenso rol de habilidades por parte dos professores, indo desde o total domínio de conteúdos até a capacidade de adotar práticas educativas que aproximem o conteúdo teórico do dia a dia dos alunos; nessa perspectiva, o ensino deve ser contextualizado, pautado no estímulo à curiosidade, à observação, formulação e teste de hipóteses e que incentive a troca de saberes entre os alunos, numa abordagem totalmente colaborativa. Muito do que se tem visto na prática é um ensino de ciências que valoriza essencialmente a pura e simples transmissão de conteúdos por parte dos professores e a simples memorização de conceitos por parte dos alunos, o que não tem contribuído, de fato, para a construção de um conhecimento científico. Apesar das dificuldades, existe uma série de recomendações oficiais para o ensino de Ciências, sobretudo nas séries iniciais, o que nos leva a crer a existência de uma grande lacuna entre o que se recomenda e o que efetivamente é posto em prática. No presente trabalho nos propomos a refletir sobre a importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e de que forma, as recomendações oficiais para o ensino de Ciências pode, de maneira efetiva, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LDB, PCN'S"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID1477_03062018110459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS BORCHARTT BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BORCHARTT BANDEIRA"
    "autor_email" => "lucasborchartt@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43246
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 1477
    "titulo" => """
      O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS: IMPORTÂNCIA E\r\n
      RECOMENDAÇÕES
      """
    "resumo" => "O Ensino de Ciências envolve um extenso rol de habilidades por parte dos professores, indo desde o total domínio de conteúdos até a capacidade de adotar práticas educativas que aproximem o conteúdo teórico do dia a dia dos alunos; nessa perspectiva, o ensino deve ser contextualizado, pautado no estímulo à curiosidade, à observação, formulação e teste de hipóteses e que incentive a troca de saberes entre os alunos, numa abordagem totalmente colaborativa. Muito do que se tem visto na prática é um ensino de ciências que valoriza essencialmente a pura e simples transmissão de conteúdos por parte dos professores e a simples memorização de conceitos por parte dos alunos, o que não tem contribuído, de fato, para a construção de um conhecimento científico. Apesar das dificuldades, existe uma série de recomendações oficiais para o ensino de Ciências, sobretudo nas séries iniciais, o que nos leva a crer a existência de uma grande lacuna entre o que se recomenda e o que efetivamente é posto em prática. No presente trabalho nos propomos a refletir sobre a importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e de que forma, as recomendações oficiais para o ensino de Ciências pode, de maneira efetiva, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem"
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LDB, PCN'S"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID1477_03062018110459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS BORCHARTT BANDEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS BORCHARTT BANDEIRA"
    "autor_email" => "lucasborchartt@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O Ensino de Ciências envolve um extenso rol de habilidades por parte dos professores, indo desde o total domínio de conteúdos até a capacidade de adotar práticas educativas que aproximem o conteúdo teórico do dia a dia dos alunos; nessa perspectiva, o ensino deve ser contextualizado, pautado no estímulo à curiosidade, à observação, formulação e teste de hipóteses e que incentive a troca de saberes entre os alunos, numa abordagem totalmente colaborativa. Muito do que se tem visto na prática é um ensino de ciências que valoriza essencialmente a pura e simples transmissão de conteúdos por parte dos professores e a simples memorização de conceitos por parte dos alunos, o que não tem contribuído, de fato, para a construção de um conhecimento científico. Apesar das dificuldades, existe uma série de recomendações oficiais para o ensino de Ciências, sobretudo nas séries iniciais, o que nos leva a crer a existência de uma grande lacuna entre o que se recomenda e o que efetivamente é posto em prática. No presente trabalho nos propomos a refletir sobre a importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e de que forma, as recomendações oficiais para o ensino de Ciências pode, de maneira efetiva, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.