O Ensino de Ciências envolve um extenso rol de habilidades por parte dos professores, indo desde o total domínio de conteúdos até a capacidade de adotar práticas educativas que aproximem o conteúdo teórico do dia a dia dos alunos; nessa perspectiva, o ensino deve ser contextualizado, pautado no estímulo à curiosidade, à observação, formulação e teste de hipóteses e que incentive a troca de saberes entre os alunos, numa abordagem totalmente colaborativa. Muito do que se tem visto na prática é um ensino de ciências que valoriza essencialmente a pura e simples transmissão de conteúdos por parte dos professores e a simples memorização de conceitos por parte dos alunos, o que não tem contribuído, de fato, para a construção de um conhecimento científico. Apesar das dificuldades, existe uma série de recomendações oficiais para o ensino de Ciências, sobretudo nas séries iniciais, o que nos leva a crer a existência de uma grande lacuna entre o que se recomenda e o que efetivamente é posto em prática. No presente trabalho nos propomos a refletir sobre a importância do ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental e de que forma, as recomendações oficiais para o ensino de Ciências pode, de maneira efetiva, contribuir para o processo de ensino-aprendizagem