Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

GEOMETRIA NO TANGRAM: UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: GEOMETRIA, TANGRAM, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43173
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "GEOMETRIA NO TANGRAM: UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Pesquisadores da área de Educação Matemática têm refletido intensamente sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula, em especial, muitos têm discutido sobre o ensino de geometria na educação básica. E na busca de contribuirmos significativamente com o debate desse tema, objetivamos nesse trabalho, refletir sobre o ensino de geometria discorrendo sobre a importância, tanto da presença desse conteúdo em sala de aula, como da escolha diligente do método utilizado para seu ensino. Na perspectiva de evidenciar o uso de materiais didáticos como auxiliar do processo de ensino, discorremos, especialmente, sobre a abordagem de conceitos geométricos básicos a partir da construção e manipulação das peças do quebra-cabeça Tangram nos âmbitos do Laboratório de ensino de matemática. As discussões que nos levaram a escrever tal proposta se encontram nas aulas da disciplina de Laboratório de Matemática na Formação de Professores no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, durante o semestre 2016.2. Tais discussões, embasadas nas ideias de autores como Lorenzato (1995), Lorenzato (2006), Lins (2005) e outros, acrescidas das observações que fazemos diariamente enquanto professores de matemática fazem-nos perceber que o processo de ensino aprendizagem de geometria quando auxiliado por materiais manipuláveis e jogos matemáticos possibilitam expressivo ganho de significados, tendo em vista que tais materiais e jogos podem auxiliar na representação dos conceitos geométricos compreendidos e na construção de conhecimentos pelos próprios alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, TANGRAM, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID803_24052018154102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43173
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 214
    "inscrito_id" => 803
    "titulo" => "GEOMETRIA NO TANGRAM: UMA PROPOSTA DE ENSINO APRENDIZAGEM NO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Pesquisadores da área de Educação Matemática têm refletido intensamente sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula, em especial, muitos têm discutido sobre o ensino de geometria na educação básica. E na busca de contribuirmos significativamente com o debate desse tema, objetivamos nesse trabalho, refletir sobre o ensino de geometria discorrendo sobre a importância, tanto da presença desse conteúdo em sala de aula, como da escolha diligente do método utilizado para seu ensino. Na perspectiva de evidenciar o uso de materiais didáticos como auxiliar do processo de ensino, discorremos, especialmente, sobre a abordagem de conceitos geométricos básicos a partir da construção e manipulação das peças do quebra-cabeça Tangram nos âmbitos do Laboratório de ensino de matemática. As discussões que nos levaram a escrever tal proposta se encontram nas aulas da disciplina de Laboratório de Matemática na Formação de Professores no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, durante o semestre 2016.2. Tais discussões, embasadas nas ideias de autores como Lorenzato (1995), Lorenzato (2006), Lins (2005) e outros, acrescidas das observações que fazemos diariamente enquanto professores de matemática fazem-nos perceber que o processo de ensino aprendizagem de geometria quando auxiliado por materiais manipuláveis e jogos matemáticos possibilitam expressivo ganho de significados, tendo em vista que tais materiais e jogos podem auxiliar na representação dos conceitos geométricos compreendidos e na construção de conhecimentos pelos próprios alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "GEOMETRIA, TANGRAM, LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID803_24052018154102.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA APARECIDA BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA BEZERRA"
    "autor_email" => "flavinhabezerra12@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Pesquisadores da área de Educação Matemática têm refletido intensamente sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos em sala de aula, em especial, muitos têm discutido sobre o ensino de geometria na educação básica. E na busca de contribuirmos significativamente com o debate desse tema, objetivamos nesse trabalho, refletir sobre o ensino de geometria discorrendo sobre a importância, tanto da presença desse conteúdo em sala de aula, como da escolha diligente do método utilizado para seu ensino. Na perspectiva de evidenciar o uso de materiais didáticos como auxiliar do processo de ensino, discorremos, especialmente, sobre a abordagem de conceitos geométricos básicos a partir da construção e manipulação das peças do quebra-cabeça Tangram nos âmbitos do Laboratório de ensino de matemática. As discussões que nos levaram a escrever tal proposta se encontram nas aulas da disciplina de Laboratório de Matemática na Formação de Professores no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, durante o semestre 2016.2. Tais discussões, embasadas nas ideias de autores como Lorenzato (1995), Lorenzato (2006), Lins (2005) e outros, acrescidas das observações que fazemos diariamente enquanto professores de matemática fazem-nos perceber que o processo de ensino aprendizagem de geometria quando auxiliado por materiais manipuláveis e jogos matemáticos possibilitam expressivo ganho de significados, tendo em vista que tais materiais e jogos podem auxiliar na representação dos conceitos geométricos compreendidos e na construção de conhecimentos pelos próprios alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.