Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43247
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 291
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A Alfabetização Científica tem ganhado um importante espaço na literatura do ensino de Ciências Naturais, tal relevância se deve ao fato da necessidade presente no ensino destas disciplinas, a de permitir aos estudantes uma aprendizagem eficiente e que os faça compreender o mundo que o cerca. Para que os discentes sejam alfabetizados cientificamente se torna necessário investir em metodologias que sejam capazes de atingir esse objetivo, nesse sentido o ensino de Ciências por investigação se constitui como um importante caminho a ser percorrido para atingir a Alfabetização Cientifica. Assim, se torna essencial que os professores percebam a necessidade de apostar em metodologias que diminuam o uso de aulas expositivas e tornem os estudantes agentes centrais na construção do seu conhecimento, aproximando-os do seu objeto de estudo. Para isso, buscamos trabalhos em periódicos de relevância no âmbito da educação, afim de conhecer se essa temática vem sendo trabalhada nos últimos três anos. Desta forma, o objetivo desse trabalho é verificar o que se têm publicados a respeito do ensino de Ciências por investigação como uma importante estratégia para o ensino de Ciências, contribuindo para os estudantes sejam alfabetizados cientificamente e a pesquisa nos mostra uma necessidade de nos aprofundar sobre a temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID291_18042018141343.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES  DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE RODRIGUES"
    "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43247
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 78
    "inscrito_id" => 291
    "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: UMA POSSIBILIDADE PARA IMPLEMENTAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA NA SALA DE AULA"
    "resumo" => "A Alfabetização Científica tem ganhado um importante espaço na literatura do ensino de Ciências Naturais, tal relevância se deve ao fato da necessidade presente no ensino destas disciplinas, a de permitir aos estudantes uma aprendizagem eficiente e que os faça compreender o mundo que o cerca. Para que os discentes sejam alfabetizados cientificamente se torna necessário investir em metodologias que sejam capazes de atingir esse objetivo, nesse sentido o ensino de Ciências por investigação se constitui como um importante caminho a ser percorrido para atingir a Alfabetização Cientifica. Assim, se torna essencial que os professores percebam a necessidade de apostar em metodologias que diminuam o uso de aulas expositivas e tornem os estudantes agentes centrais na construção do seu conhecimento, aproximando-os do seu objeto de estudo. Para isso, buscamos trabalhos em periódicos de relevância no âmbito da educação, afim de conhecer se essa temática vem sendo trabalhada nos últimos três anos. Desta forma, o objetivo desse trabalho é verificar o que se têm publicados a respeito do ensino de Ciências por investigação como uma importante estratégia para o ensino de Ciências, contribuindo para os estudantes sejam alfabetizados cientificamente e a pesquisa nos mostra uma necessidade de nos aprofundar sobre a temática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, ESTRATÉGIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID291_18042018141343.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXANDRE RODRIGUES  DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ALEXANDRE RODRIGUES"
    "autor_email" => "allexandrebcp@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A Alfabetização Científica tem ganhado um importante espaço na literatura do ensino de Ciências Naturais, tal relevância se deve ao fato da necessidade presente no ensino destas disciplinas, a de permitir aos estudantes uma aprendizagem eficiente e que os faça compreender o mundo que o cerca. Para que os discentes sejam alfabetizados cientificamente se torna necessário investir em metodologias que sejam capazes de atingir esse objetivo, nesse sentido o ensino de Ciências por investigação se constitui como um importante caminho a ser percorrido para atingir a Alfabetização Cientifica. Assim, se torna essencial que os professores percebam a necessidade de apostar em metodologias que diminuam o uso de aulas expositivas e tornem os estudantes agentes centrais na construção do seu conhecimento, aproximando-os do seu objeto de estudo. Para isso, buscamos trabalhos em periódicos de relevância no âmbito da educação, afim de conhecer se essa temática vem sendo trabalhada nos últimos três anos. Desta forma, o objetivo desse trabalho é verificar o que se têm publicados a respeito do ensino de Ciências por investigação como uma importante estratégia para o ensino de Ciências, contribuindo para os estudantes sejam alfabetizados cientificamente e a pesquisa nos mostra uma necessidade de nos aprofundar sobre a temática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.