A Alfabetização Científica tem ganhado um importante espaço na literatura do ensino de Ciências Naturais, tal relevância se deve ao fato da necessidade presente no ensino destas disciplinas, a de permitir aos estudantes uma aprendizagem eficiente e que os faça compreender o mundo que o cerca. Para que os discentes sejam alfabetizados cientificamente se torna necessário investir em metodologias que sejam capazes de atingir esse objetivo, nesse sentido o ensino de Ciências por investigação se constitui como um importante caminho a ser percorrido para atingir a Alfabetização Cientifica. Assim, se torna essencial que os professores percebam a necessidade de apostar em metodologias que diminuam o uso de aulas expositivas e tornem os estudantes agentes centrais na construção do seu conhecimento, aproximando-os do seu objeto de estudo. Para isso, buscamos trabalhos em periódicos de relevância no âmbito da educação, afim de conhecer se essa temática vem sendo trabalhada nos últimos três anos. Desta forma, o objetivo desse trabalho é verificar o que se têm publicados a respeito do ensino de Ciências por investigação como uma importante estratégia para o ensino de Ciências, contribuindo para os estudantes sejam alfabetizados cientificamente e a pesquisa nos mostra uma necessidade de nos aprofundar sobre a temática.