Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CIBERCULTURA: ESTUDO SOBRE A EVASÃO DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DOS CURSOS OFERTADOS PELO PROINFO.

Palavra-chaves: CIBERCULTURA, PROINFO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INFORMATICA NA EDUCAÇÃO Pôster (PO) AT 13 - Pesquisa e Ensino das Ciências da Computação Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que motivam professores participantes de cursos das quatro modalidades ofertadas pelo ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação) a desistirem do processo de formação digital a partir dos seguintes objetivos específicos: discutir a formação de professores na cibercultura; compreender as propostas e a estrutura dos cursos de formação ProInfo e refletir junto aos profissionais investigados sobre o papel de licenciados em computação como formadores de professores para a cibercultura. De acordo com Motejunas et al. (2007), os problemas de cursos na EaD são: para o setor público, os recursos investidos sem o devido retorno; para o setor privado, importante perda de receita; para ambos os setores, fonte de ociosidade de professores, funcionários, equipamentos e, em algumas situações, espaço físico. Portanto, os investimentos não estão tendo o retorno necessário com o alto índice de desistências dos cursos. Nesse sentido, faz-se necessário investigar os fatores que motivam professores participantes de cursos das quatro modalidades ofertadas pelo ProInfo a desistirem do processo de formação digital.

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