RESUMO
Nos dias atuais, a História da Matemática é um campo de investigação que tem crescido bastante nas últimas décadas, tanto em termos científico, quanto no campo educacional e tem trazido, consequentemente, grandes contribuições, principalmente no que diz respeito à socialização do conhecimento matemático. O presente estudo tem como objetivo, discutir os sistemas de equações lineares através dos coeficientes angular e linear das retas. O estudo envolvei 19 (dezenove) alunos de uma escola pública estadual e justifica-se, pela necessidade de se buscar alternativas de ensino para o Professor na sala de aula e recursos didáticos que contribuam com a aprendizagem do aluno integrando teoria e prática. Os fundamentos teóricos do trabalho foram desenvolvidos a partir das concepções de Eves (2008) e Contador (2005), quando é abordada a História da Matemática, tendo seus fundamentos metodológicos apoiados na Teoria da Aprendizagem Significativa de (AUSUBEL apud RODRIGUES, 2011). Através do confronto dos questionários investigativos, utilizando análises pareadas em função do TESTE T foi possível observar que a utilização dos materiais concretos manipulativos pode contribuir de forma significativa, para uma melhor compreensão da posição relativa de duas retas no plano a partir do momento em que as questões foco da pesquisa apresentaram um nível de significância de 95%, apontando que os resultados obtidos foram satisfatórios.