Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A SUA APLICAÇAO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EDUCAÇAO BASICA, ENSINO MEDIO, CURRICULO, CURRICULO Pôster (PO) AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43036
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 583
    "titulo" => "CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO:  PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A SUA APLICAÇAO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO"
    "resumo" => "Este trabalho tem com objeto de pesquisa as políticas curriculares do ensino médio na disciplina de biologia nas escolas públicas estaduais de São Paulo, e como objetivo geral compreender a percepção dos professores dessa disciplina frente ao trabalho com o currículo oficial padronizado com o uso ou não dos cadernos do professor e do aluno do  programa São Paulo faz Escola. O lócus de pesquisa serão duas escolas de regiões periféricas da cidade de São Paulo, escolhidas por sua avaliação no IDESP. Espera-se compreender a forma como os docentes de biologia trabalham com o currículo unificado nas escolas, e o quanto ele é válido. Young, Apple, Casemiro Lopes e Libaneo serão os referenciais para fazer essa discussão. A abordagem tem cunho qualitativo com analise documental, revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas. Os objetivos específicos compreendem  conhecer os desafios que os docentes de biologia encontram para trabalhar o currículo e sua metodologia na aplicação efetiva do mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇAO BASICA, ENSINO MEDIO, CURRICULO, CURRICULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID583_30032018133852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA FERREIRA DA SILVA PATAKI"
    "autor_nome_curto" => "EDNA F S PATAKI"
    "autor_email" => "ednafsilva1973@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43036
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 583
    "titulo" => "CURRÍCULO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO:  PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES QUANTO A SUA APLICAÇAO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO"
    "resumo" => "Este trabalho tem com objeto de pesquisa as políticas curriculares do ensino médio na disciplina de biologia nas escolas públicas estaduais de São Paulo, e como objetivo geral compreender a percepção dos professores dessa disciplina frente ao trabalho com o currículo oficial padronizado com o uso ou não dos cadernos do professor e do aluno do  programa São Paulo faz Escola. O lócus de pesquisa serão duas escolas de regiões periféricas da cidade de São Paulo, escolhidas por sua avaliação no IDESP. Espera-se compreender a forma como os docentes de biologia trabalham com o currículo unificado nas escolas, e o quanto ele é válido. Young, Apple, Casemiro Lopes e Libaneo serão os referenciais para fazer essa discussão. A abordagem tem cunho qualitativo com analise documental, revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas. Os objetivos específicos compreendem  conhecer os desafios que os docentes de biologia encontram para trabalhar o currículo e sua metodologia na aplicação efetiva do mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EDUCAÇAO BASICA, ENSINO MEDIO, CURRICULO, CURRICULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID583_30032018133852.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDNA FERREIRA DA SILVA PATAKI"
    "autor_nome_curto" => "EDNA F S PATAKI"
    "autor_email" => "ednafsilva1973@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho tem com objeto de pesquisa as políticas curriculares do ensino médio na disciplina de biologia nas escolas públicas estaduais de São Paulo, e como objetivo geral compreender a percepção dos professores dessa disciplina frente ao trabalho com o currículo oficial padronizado com o uso ou não dos cadernos do professor e do aluno do programa São Paulo faz Escola. O lócus de pesquisa serão duas escolas de regiões periféricas da cidade de São Paulo, escolhidas por sua avaliação no IDESP. Espera-se compreender a forma como os docentes de biologia trabalham com o currículo unificado nas escolas, e o quanto ele é válido. Young, Apple, Casemiro Lopes e Libaneo serão os referenciais para fazer essa discussão. A abordagem tem cunho qualitativo com analise documental, revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas. Os objetivos específicos compreendem conhecer os desafios que os docentes de biologia encontram para trabalhar o currículo e sua metodologia na aplicação efetiva do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.