A Química ainda é ministrada seguindo o modelo transmissão–recepção, no qual prioriza-se um aglomerado de símbolos, tabelas, regras, fórmulas e reações; esse modelo acaba por desvincular a Química do cotidiano e do interesse dos alunos. Baseado no exposto é inevitável que os professores busquem alternativas metodológicas para a melhoria da qualidade desse ensino e uma das formas mais eficientes são as atividades experimentais realizadas nos laboratórios das escolas ou nas próprias salas de aula com materiais alternativos e de fácil obtenção quando da inexistência destes. Diante do apresentado, o objetivo desse trabalho foi mapear os conhecimentos dos alunos do terceiro ano do ensino médio sobre os materiais e equipamentos básicos utilizados no laboratório de Química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede estadual de ensino que atua com os níveis fundamental e médio, localizada na cidade de Areia-PB e teve como público-alvo 18 alunos. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto por questões objetivas e subjetivas e a abordagem empregada foi a quantitativa uma vez que os dados foram analisados numericamente por meio de porcentagem e expostos na forma de gráficos e de tabela. Com base nos resultados obtidos pode-se afirmar que o ensino prático de química não ocorreu, provocando o total despreparo dos alunos em conceitos químicos indispensáveis para a sua formação.