Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Palavra-chaves: SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PRÁTICA PEDAGÓGICA Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43185
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 311
    "inscrito_id" => 579
    "titulo" => """
      IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA\r\n
      MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE\r\n
      BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
      """
    "resumo" => """
      As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos\r\n
      de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como\r\n
      complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta\r\n
      de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres\r\n
      humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões.\r\n
      Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos\r\n
      recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa\r\n
      para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi\r\n
      realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina\r\n
      – PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula\r\n
      alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento\r\n
      considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além\r\n
      disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em\r\n
      conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de\r\n
      interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi\r\n
      perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no\r\n
      processo de ensino-aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID579_27052018205938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANNE MARIA DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAYANNE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "rayannes245@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43185
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 311
    "inscrito_id" => 579
    "titulo" => """
      IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA\r\n
      MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE\r\n
      BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
      """
    "resumo" => """
      As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos\r\n
      de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como\r\n
      complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta\r\n
      de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres\r\n
      humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões.\r\n
      Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos\r\n
      recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa\r\n
      para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi\r\n
      realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina\r\n
      – PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula\r\n
      alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento\r\n
      considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além\r\n
      disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em\r\n
      conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de\r\n
      interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi\r\n
      perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no\r\n
      processo de ensino-aprendizagem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID579_27052018205938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYANNE MARIA DE LIMA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAYANNE OLIVEIRA"
    "autor_email" => "rayannes245@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões. Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina – PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.