IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA
MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE
BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43185 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 579 "titulo" => """ IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA\r\n MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE\r\n BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO """ "resumo" => """ As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos\r\n de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como\r\n complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta\r\n de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres\r\n humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões.\r\n Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos\r\n recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa\r\n para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi\r\n realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina\r\n – PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula\r\n alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento\r\n considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além\r\n disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em\r\n conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de\r\n interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi\r\n perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no\r\n processo de ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID579_27052018205938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE MARIA DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAYANNE OLIVEIRA" "autor_email" => "rayannes245@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43185 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 311 "inscrito_id" => 579 "titulo" => """ IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA\r\n MELHORIA NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE\r\n BIOFÍSICA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO """ "resumo" => """ As aulas alternativas e práticas são eficazes para auxiliar docentes e discentes nos processos\r\n de ensino-aprendizagem e bons exemplos na construção do conhecimento servindo como\r\n complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes se tornam cansativas devido à falta\r\n de investimento e inovação. O sistema respiratório é de grande importância para vida dos seres\r\n humanos pois é responsável, pela absorção do oxigênio através das vias respiratórias e pulmões.\r\n Observando as dificuldades enfrentadas pelos professores em sala de aula em virtude de poucos\r\n recursos dentro da escola, este trabalho teve o objetivo de implementar uma metodologia alternativa\r\n para melhor a aquisição de conhecimentos sobre biofísica do sistema respiratório. A pesquisa foi\r\n realizada com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Aluísio Germano na cidade de Carpina\r\n – PE. Foram aplicados dois questionários iguais, um após a aula tradicional e outro após a aula\r\n alternativa com a aplicação do jogo Quiz, e os resultados indicaram que houve um aumento\r\n considerável nos acertos das questões no segundo questionário em comparação com o primeiro. Além\r\n disso, foi observado que, durante a aula que utilizou o jogo, os alunos mostraram mais interesse em\r\n conhecer e aprender sobre o tema, tendo um aumento de interação e totalizando 85% o nível de\r\n interação nas atividades propostas, o que corrobora om outros autores na literatura. Desta forma, foi\r\n perceptível que a utilização de recursos lúdico associados às práticas podem ser grandes aliados no\r\n processo de ensino-aprendizagem. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino" "palavra_chave" => "SISTEMA RESPIRATÓRIO, METODOLOGIA ALTERNATIVA, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA20_ID579_27052018205938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANNE MARIA DE LIMA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "RAYANNE OLIVEIRA" "autor_email" => "rayannes245@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }