Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DA ABORDAGEM DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: ANÁLISE, LIVROS, FÍSICA, IF - SERTÃO Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42879
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 1198
    "titulo" => "ANÁLISE DA ABORDAGEM DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo a análise de nove literaturas indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2018, ofertada ao IF Sertão Pernambucano, campus Petrolina, para a disciplina de Física. A análise em questão foi voltada para a abordagem da física moderna, apresentada geralmente no terceiro ano do ensino médio, com o intuito de identificar como a Física Moderna tem sido abordada nesses materiais. Como critérios de análise, adotaram-se, até o momento os seguintes itens: Introdução histórica e fundamentação matemática. Cada item foi avaliado como péssimo, ruim, regular, bom ou excelente. Os resultados obtidos até esse estágio da pesquisa indicam que apenas um dos livros obteve avaliação satisfatória nos tópicos já analisados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVROS, FÍSICA, IF - SERTÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID1198_15052018003412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SANTOS"
    "autor_email" => "jsantossfilho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42879
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 153
    "inscrito_id" => 1198
    "titulo" => "ANÁLISE DA ABORDAGEM DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo a análise de nove literaturas indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2018, ofertada ao IF Sertão Pernambucano, campus Petrolina, para a disciplina de Física. A análise em questão foi voltada para a abordagem da física moderna, apresentada geralmente no terceiro ano do ensino médio, com o intuito de identificar como a Física Moderna tem sido abordada nesses materiais. Como critérios de análise, adotaram-se, até o momento os seguintes itens: Introdução histórica e fundamentação matemática. Cada item foi avaliado como péssimo, ruim, regular, bom ou excelente. Os resultados obtidos até esse estágio da pesquisa indicam que apenas um dos livros obteve avaliação satisfatória nos tópicos já analisados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ANÁLISE, LIVROS, FÍSICA, IF - SERTÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID1198_15052018003412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ SANTOS"
    "autor_email" => "jsantossfilho@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo a análise de nove literaturas indicadas pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2018, ofertada ao IF Sertão Pernambucano, campus Petrolina, para a disciplina de Física. A análise em questão foi voltada para a abordagem da física moderna, apresentada geralmente no terceiro ano do ensino médio, com o intuito de identificar como a Física Moderna tem sido abordada nesses materiais. Como critérios de análise, adotaram-se, até o momento os seguintes itens: Introdução histórica e fundamentação matemática. Cada item foi avaliado como péssimo, ruim, regular, bom ou excelente. Os resultados obtidos até esse estágio da pesquisa indicam que apenas um dos livros obteve avaliação satisfatória nos tópicos já analisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.