ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA ENFERMAGEM
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42874 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1260 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA ENFERMAGEM" "resumo" => "Esta pesquisa está sendo desenvolvida em virtude de uma inquietação da pesquisadora em relação a alfabetização científica na área da enfermagem, surgida durante as aulas que ministra no curso. Os objetivos são possibilitar a compreensão dos futuros enfermeiros acerca da importância da Alfabetização Científica (AC) para oferecer subsídios e atender as novas exigências no futuro campo de atuação profissional dos mesmos. Verificar se a partir do emprego de uma Sequência Didática (SD) envolvendo atividades de ensino aprendizagem sobre Bioética e Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T), é possível desenvolver a A.C. de estudantes de Enfermagem em relação a esses temas. É pesquisa qualitativa do tipo intervenção-formação. Muitas respostas analisadas, mostram que o aluno traz na sua formação nos anos finais do Ensino Médio uma dificuldade em relacionar temas estudados. Quando questionados sobre o que é Ciência na sua opinião? As respostas na grande maioria, colocam que: “Ciência é o estudo aprofundado e específico de um tema”. Diante da pergunta: O que torna a Ciência (ou uma disciplina científica como a Física, a Biologia, etc.) diferente de outras formas de investigação (por exemplo religião, filosofia)? Muitos colocam e fazem referência ao estudo dos seres vivos, da biologia, como sendo o único campo de investigações científicas, e colocam filosofia e religião com estudos que evidenciam a fé e que são disciplinas não investigativas. Mostrando o não exercício da criticidade que deverão ter para que a autonomia aconteça. Espera-se que esta pesquisa aponte caminhos de intervenção neste universo da formação do enfermeiro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, BIOÉTICA E NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA (ND, FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID1260_29052018171813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA ALESSANDRA TARDELLI BASTOS" "autor_nome_curto" => "LILIA ALESSANDRA TARDELLI BAST" "autor_email" => "liliapiraju@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42874 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1260 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DA ENFERMAGEM" "resumo" => "Esta pesquisa está sendo desenvolvida em virtude de uma inquietação da pesquisadora em relação a alfabetização científica na área da enfermagem, surgida durante as aulas que ministra no curso. Os objetivos são possibilitar a compreensão dos futuros enfermeiros acerca da importância da Alfabetização Científica (AC) para oferecer subsídios e atender as novas exigências no futuro campo de atuação profissional dos mesmos. Verificar se a partir do emprego de uma Sequência Didática (SD) envolvendo atividades de ensino aprendizagem sobre Bioética e Natureza da Ciência e da Tecnologia (NdC&T), é possível desenvolver a A.C. de estudantes de Enfermagem em relação a esses temas. É pesquisa qualitativa do tipo intervenção-formação. Muitas respostas analisadas, mostram que o aluno traz na sua formação nos anos finais do Ensino Médio uma dificuldade em relacionar temas estudados. Quando questionados sobre o que é Ciência na sua opinião? As respostas na grande maioria, colocam que: “Ciência é o estudo aprofundado e específico de um tema”. Diante da pergunta: O que torna a Ciência (ou uma disciplina científica como a Física, a Biologia, etc.) diferente de outras formas de investigação (por exemplo religião, filosofia)? Muitos colocam e fazem referência ao estudo dos seres vivos, da biologia, como sendo o único campo de investigações científicas, e colocam filosofia e religião com estudos que evidenciam a fé e que são disciplinas não investigativas. Mostrando o não exercício da criticidade que deverão ter para que a autonomia aconteça. Espera-se que esta pesquisa aponte caminhos de intervenção neste universo da formação do enfermeiro." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, BIOÉTICA E NATUREZA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA (ND, FORMAÇÃO DE ENFERMAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA27_ID1260_29052018171813.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIA ALESSANDRA TARDELLI BASTOS" "autor_nome_curto" => "LILIA ALESSANDRA TARDELLI BAST" "autor_email" => "liliapiraju@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }