O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de uma oficina realizada na Escola Estadual Francisco de Assis Bittencourt, localizada na cidade de João Câmara/RN, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de licenciatura plena em física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus João Câmara/RN. Onde foi exercida em horários destinados a um novo modelo de disciplinas que compõe o currículo das escolas em tempo integral, chamadas de eletivas. Um dos principais objetivos foi à criação e a montagem de um “Braço Hidráulico” com materiais de baixo custo e fácil acesso, fazendo a utilização dos conteúdos e conceitos de Mecânica possíveis a ser trabalhados nessa proposta, como Hidrostática, Estática e Dinâmica. A ideia da principal foi trazer aos alunos entusiasmo de aprender fazendo, uma forma que os conduzam a construir o próprio conhecimento de forma investigativa. Em cada encontro era construído uma parte do braço, juntamente com a uma parte conceitual da aplicação de um ou mais conceitos físicos no braço, do tipo: transmissão e aplicação de forças, pressão e o princípio de pascal, entre outros conceitos. Além da abordagem conceitual, eles tinham ajuda e auxilio dos bolsistas do PIBID, para a montagem e alguns direcionamentos relacionados às medidas. Com isso os alunos aprendem a trabalhar em conjunto, fazendo com que, tornem-se indivíduos capazes de se adaptarem as dificuldades encontradas nos seus caminhos e consigam resolvê-las.