O sistema educacional avança e almeja a qualificação do processo de ensino aprendizagem, favorece uma educação de forma mais ampla situada no ensino dinâmico e que estimule os alunos para o estudo. Com esta necessidade e considerando a importância da ação conjunta sociedade, família e escola, foi desenvolvido o trabalho, com o tema “Uso das substâncias químicas no contexto estético: saúde e cuidados”, com 27 alunos da 1ª série B do ensino médio do turno matutino, da E.E.E.F.M. Irineu Jofilly, na cidade de Esperança – PB, no período de março a outubro do ano letivo. Com o objetivo de estudar o uso das substâncias químicas no contexto estético, para que possibilite a compreensão tanto de processos químicos em si, quanto da construção de conhecimento científico e aprenda o uso, os benefícios e os cuidados que devemos ter com substâncias para a saúde e bem-estar estético, com a aplicação tecnológica contextualizada e interdisciplinar, com ações pedagógicas sob novas formas de contribuir para que os alunos se apropriem de conteúdos intelectuais, sociais e culturais de maneira dinâmica, crítica, construtiva e presente no contexto de vida dos discentes.