A experimentação no ensino de química, no processo de ensino e aprendizagem vem se destacando
quando se cogita sua função pedagógica de facilitar aos alunos a compreensão de fenômenos e
conceitos químicos. O presente trabalho foi desenvolvido na E.E.C.I.T Jornalista José Itamar da Rocha
Cândido, localizada na cidade de Cuité-PB, e teve como público alvo os alunos do 2° ano do ensino
médio. A pesquisa pode ser classificada como um estudo de caso do tipo quali-quantitativa e teve um
total de 30 alunos participantes. O objetivo foi identificar e avaliar as concepções prévias dos alunos
do ensino médio em relação às dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de cinética química.
Nesse sentido nessa pesquisa foi possível identificar as dificuldades no ensino de cinética química na
escola supracitada, sem esquecer-se de destacar a importância da implantação de ações que visem
melhorar o ensino. Nesse contexto, o educador deve colaborar para impedir o aparecimento de
problemas relacionados ao aprendizado dos conteúdos da disciplina de química no ensino médio.