Representando um movimento que reúne professores e pesquisadores preocupados com os baixos índices de aprendizagem relacionada ao ensino de Matemática, a Educação Matemática no Brasil tem se difundido, sobretudo, por meio de sua institucionalização em Sociedades Científicas. Considerando a necessidade de busca por indivíduos que possam congregar-se no âmbito da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), Regional Ceará, o presente artigo tem o intuito de caracterizar o perfil dos pesquisadores da área de Educação Matemática do Ceará. Empreendida por meio de levantamentos dos docentes atuantes nas licenciaturas em matemática, nos cursos de pós-graduação stricto sensu e dos sócios da SBEM, analisamos os dados em função: da formação acadêmica, local de atuação e das linhas de pesquisa. Observamos que a maioria dos pesquisadores do Ceará possuem doutorado. Além disso, apesar dos investigadores se concentrarem nas maiores cidades do Estado, há uma distribuição desses em diferentes municípios do interior. Outro resultado encontrado consistiu na pluralidade de campos de investigação estudados no Estado. A experiência de mapear e conhecer o perfil dos educadores matemáticos no Ceará contribuiu significativamente para troca de experiências entre membros da diretoria da SBEM-CE e para entendermos que rumos devemos seguir. Nessa perspectiva, esperamos que a experiência realizada neste trabalho possa contribuir para o avanço das pesquisas em Educação Matemática no Ceará.