Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa
por meio do uso de jogos em ambientes móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a
revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências
relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google
Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2013 a 2018, a
partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a
aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega
dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação
permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de matemática e
física, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como
biologia e química. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é
comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e
em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais
tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa
científica em ensino de ciências.