JOGOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM
COLABORATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
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Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google\r\n Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2013 a 2018, a\r\n partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a\r\n aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega\r\n dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação\r\n permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de matemática e\r\n física, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como\r\n biologia e química. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é\r\n comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e\r\n em ambientes virtuais de aprendizagem. 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