Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGOS MÓVEIS COMO FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM COLABORATIVA, DISPOSITIVOS MÓVEIS, JOGOS Comunicação Oral (CO) AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa
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      por meio do uso de jogos em ambientes móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a\r\n
      revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências\r\n
      relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google\r\n
      Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2013 a 2018, a\r\n
      partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a\r\n
      aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega\r\n
      dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação\r\n
      permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de matemática e\r\n
      física, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como\r\n
      biologia e química. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é\r\n
      comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e\r\n
      em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais\r\n
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho tem como proposição analisar e delinear a contribuição da aprendizagem colaborativa por meio do uso de jogos em ambientes móveis para o ensino de ciências. Utilizou-se como metodologia a revisão sistemática da literatura, que consiste na identificação, seleção, avaliação e sintetização de evidências relevantes a partir de questões bem definidas. Foram analisados conjuntos de artigos encontrados no Google Acadêmico, Springer Link, ResearchGate e no Portal de Periódicos da Capes, no período de 2013 a 2018, a partir das chaves de busca previamente definidas. Os resultados apontam para a importância de se explorar a aprendizagem colaborativa com jogos digitais para dispositivos móveis, por ser uma inovação que agrega dinamicidade, interação e uso em ambientes diversos e não convencionais. A análise do foco da investigação permitiu identificar que grande parte dos projetos com jogos estão voltados para o ensino de matemática e física, necessitando, portanto, de iniciativas que considerem também outras disciplinas de ciências, como biologia e química. Em se tratando da aprendizagem colaborativa, os resultados mostram que tal abordagem é comumente aplicada em redes sociais, como o Facebook, em ambientes de apoio ao ensino, como o Moodle e em ambientes virtuais de aprendizagem. Por outro lado, o uso de dispositivos móveis com jogos educacionais tem sido pouco explorado em sala de aula, propiciando um campo fértil para o desenvolvimento da pesquisa científica em ensino de ciências.

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