Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DO SKYPE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

Palavra-chaves: ENSINO DE ASTRONOMIA, SMARTPHONE NO ENSINO, FERRAMENTAS DA WEB 2.0, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42811
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 1699
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO SKYPE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A Astronomia inserida no Currículo Mínimo Estadual de Física em 2012 não conta hoje com livros didáticos que atenda aos conteúdos que devem ser ministrados pelo professor, por isso é importante que o mesmo utilize outros recursos didáticos que possam colaborar com a aprendizagem do aluno, recursos estes que tornem as aulas atrativas  e que sejam capazes de colaborar com a contextualização do conteúdo. As TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) vêm sendo utilizadas com êxito no ensino, porém, nem sempre chega a escola publica, o que dificulta o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o aluno. As ferramentas da Web 2.0 de comunicação são amplamente utilizadas, como o Messenger por exemplo, assim como o Skype, que foi alvo de nosso estudo.Neste trabalho relatamos uma experiência com a utilização do Sky no Ensino de Astronomia, no qual propiciamos o aprendizado de temas a partir da interação entre pesquisador e aluno do Ensino Médio, no qual foi abordado o tema emissões solares. Realizando pesquisa qualitativa junto a turma participante, percebemos que os mesmos consideraram a aula atrativa, que a elaboração das perguntas foi benéfica a seu aprendizado e motivação para o estudo e apontaram como pontos positivos o . A interação foi benéfica ao aprendizado dos alunos e tornou o espaço escolar mais atrativo aos mesmos a partir da utilização de recurso amplamente utilizado no dia à dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ASTRONOMIA, SMARTPHONE NO ENSINO, FERRAMENTAS DA WEB 2.0, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1699_04062018231213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42811
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 693
    "inscrito_id" => 1699
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO SKYPE NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA EM COLÉGIO PÚBLICO ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO"
    "resumo" => "A Astronomia inserida no Currículo Mínimo Estadual de Física em 2012 não conta hoje com livros didáticos que atenda aos conteúdos que devem ser ministrados pelo professor, por isso é importante que o mesmo utilize outros recursos didáticos que possam colaborar com a aprendizagem do aluno, recursos estes que tornem as aulas atrativas  e que sejam capazes de colaborar com a contextualização do conteúdo. As TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) vêm sendo utilizadas com êxito no ensino, porém, nem sempre chega a escola publica, o que dificulta o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o aluno. As ferramentas da Web 2.0 de comunicação são amplamente utilizadas, como o Messenger por exemplo, assim como o Skype, que foi alvo de nosso estudo.Neste trabalho relatamos uma experiência com a utilização do Sky no Ensino de Astronomia, no qual propiciamos o aprendizado de temas a partir da interação entre pesquisador e aluno do Ensino Médio, no qual foi abordado o tema emissões solares. Realizando pesquisa qualitativa junto a turma participante, percebemos que os mesmos consideraram a aula atrativa, que a elaboração das perguntas foi benéfica a seu aprendizado e motivação para o estudo e apontaram como pontos positivos o . A interação foi benéfica ao aprendizado dos alunos e tornou o espaço escolar mais atrativo aos mesmos a partir da utilização de recurso amplamente utilizado no dia à dia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE ASTRONOMIA, SMARTPHONE NO ENSINO, FERRAMENTAS DA WEB 2.0, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID1699_04062018231213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A Astronomia inserida no Currículo Mínimo Estadual de Física em 2012 não conta hoje com livros didáticos que atenda aos conteúdos que devem ser ministrados pelo professor, por isso é importante que o mesmo utilize outros recursos didáticos que possam colaborar com a aprendizagem do aluno, recursos estes que tornem as aulas atrativas e que sejam capazes de colaborar com a contextualização do conteúdo. As TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação) vêm sendo utilizadas com êxito no ensino, porém, nem sempre chega a escola publica, o que dificulta o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para o aluno. As ferramentas da Web 2.0 de comunicação são amplamente utilizadas, como o Messenger por exemplo, assim como o Skype, que foi alvo de nosso estudo.Neste trabalho relatamos uma experiência com a utilização do Sky no Ensino de Astronomia, no qual propiciamos o aprendizado de temas a partir da interação entre pesquisador e aluno do Ensino Médio, no qual foi abordado o tema emissões solares. Realizando pesquisa qualitativa junto a turma participante, percebemos que os mesmos consideraram a aula atrativa, que a elaboração das perguntas foi benéfica a seu aprendizado e motivação para o estudo e apontaram como pontos positivos o . A interação foi benéfica ao aprendizado dos alunos e tornou o espaço escolar mais atrativo aos mesmos a partir da utilização de recurso amplamente utilizado no dia à dia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.