A formação de futuros Psicólogos requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, extensionistas, de ensino e pesquisa. Assim, sabe-se que teoria e prática são aspectos que devem ser considerados na formação profissional do Psicólogo. No tocante, o presente trabalho consiste em um relato de experiencia que teve como objetivo descrever visitas práticas realizadas na disciplina práticas integrativas I do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina. As visitas aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), no Serviço-escola de Psicologia, e no Núcleo de Apoio à Saúde e a Família (NASF). Sendo realizados três encontros com a presença de professores e profissionais para debater a atuação do Psicólogo nos locais visitados. Os resultados obtidos evidenciaram dificuldades na atuação do Psicólogo no atendimento a comunidade local e contrastes na formação teórico-prática dos estudantes. Espera-se que o presente trabalho, possa contribuir na formação de futuros profissionais voltados para o contexto da realidade social a qual estão inseridos, compreendendo a necessidade de disciplinas práticas que visem promover um processo crítico sobre sua atuação