Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VISITAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: PSICOLOGIA, GRADUAÇÃO, ENSINO Comunicação Oral (CO) AT-13: Psicologia
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 41472
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 121
    "titulo" => "VISITAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A formação de futuros Psicólogos requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, extensionistas, de ensino e pesquisa. Assim, sabe-se que teoria e prática são aspectos que devem ser considerados na formação profissional do Psicólogo. No tocante, o presente trabalho consiste em um relato de experiencia que teve como objetivo descrever visitas práticas realizadas na disciplina práticas integrativas I do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina. As visitas aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), no Serviço-escola de Psicologia, e no Núcleo de Apoio à Saúde e a Família (NASF). Sendo realizados três encontros   com a presença de professores e profissionais para debater a atuação do Psicólogo nos locais visitados. Os resultados obtidos evidenciaram dificuldades na atuação do Psicólogo no atendimento a comunidade local e contrastes na formação teórico-prática dos estudantes. Espera-se que o presente trabalho, possa contribuir na formação de futuros profissionais voltados para o contexto da realidade social a qual estão inseridos, compreendendo a necessidade de disciplinas práticas que visem promover um processo crítico sobre sua atuação"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-13: Psicologia"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, GRADUAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA13_ID121_20052018104240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA SOUSA"
    "autor_email" => "adriana.s.sousa@outlook.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 41472
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 352
    "inscrito_id" => 121
    "titulo" => "VISITAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A formação de futuros Psicólogos requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, extensionistas, de ensino e pesquisa. Assim, sabe-se que teoria e prática são aspectos que devem ser considerados na formação profissional do Psicólogo. No tocante, o presente trabalho consiste em um relato de experiencia que teve como objetivo descrever visitas práticas realizadas na disciplina práticas integrativas I do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina. As visitas aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), no Serviço-escola de Psicologia, e no Núcleo de Apoio à Saúde e a Família (NASF). Sendo realizados três encontros   com a presença de professores e profissionais para debater a atuação do Psicólogo nos locais visitados. Os resultados obtidos evidenciaram dificuldades na atuação do Psicólogo no atendimento a comunidade local e contrastes na formação teórico-prática dos estudantes. Espera-se que o presente trabalho, possa contribuir na formação de futuros profissionais voltados para o contexto da realidade social a qual estão inseridos, compreendendo a necessidade de disciplinas práticas que visem promover um processo crítico sobre sua atuação"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-13: Psicologia"
    "palavra_chave" => "PSICOLOGIA, GRADUAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA13_ID121_20052018104240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA SOUSA"
    "autor_email" => "adriana.s.sousa@outlook.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

A formação de futuros Psicólogos requer um ensino de qualidade, que lhe confira competência na realização de atividades assistenciais, extensionistas, de ensino e pesquisa. Assim, sabe-se que teoria e prática são aspectos que devem ser considerados na formação profissional do Psicólogo. No tocante, o presente trabalho consiste em um relato de experiencia que teve como objetivo descrever visitas práticas realizadas na disciplina práticas integrativas I do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina. As visitas aconteceram no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), no Serviço-escola de Psicologia, e no Núcleo de Apoio à Saúde e a Família (NASF). Sendo realizados três encontros com a presença de professores e profissionais para debater a atuação do Psicólogo nos locais visitados. Os resultados obtidos evidenciaram dificuldades na atuação do Psicólogo no atendimento a comunidade local e contrastes na formação teórico-prática dos estudantes. Espera-se que o presente trabalho, possa contribuir na formação de futuros profissionais voltados para o contexto da realidade social a qual estão inseridos, compreendendo a necessidade de disciplinas práticas que visem promover um processo crítico sobre sua atuação

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.