O estudo tem por objetivo relatar uma vivência de uma educação permanente em saúde sobre a tuberculose e hanseníase, ocorrida com os agentes comunitários de saúde de uma unidade básica de saúde, localizada na cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de um relato de experiência, com abordagem qualitativa. Utilizando-se do delineamento da pesquisa-ação, foram realizadas duas oficinas de trabalho sobre a tuberculose e hanseníase, sendo elas gravadas e transcritas em sua íntegra, para análise por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Observou-se que o conhecimento prévio predominante dos agentes comunitários de saúde eram a respeito dos sinais e sintomas, fatores de risco e tratamento de tais agravos. Esse conhecimento adveio de orientações do profissional médico de sua unidade, de casos pessoais e da comunidade. Identificou-se também que o acompanhamento da equipe para com os agravos de tuberculose e hanseníase está fragilizado. Portanto, Ações de educação permanente em saúde necessitam ser uma prática cotidiana entre os profissionais das unidades básicas. Promover a reflexão-crítica sobre casos, condutas e demais problemáticas do processo de trabalho fazem com que as ações sejam resolutivas e efetivas, contribuindo para um Sistema Único de Saúde integral, universal e equânime.