AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO VIDEOGAME ATIVO NO PERFIL LIPÍDICO DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO OU OBESIDADE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO.
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 40830 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1313 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO VIDEOGAME ATIVO NO PERFIL LIPÍDICO DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO OU OBESIDADE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO." "resumo" => "Introdução: O sedentarismo tornou-se uma condição frequente do estilo de vida dos adolescentes, contribuindo diretamente para o excesso de gordura corporal e alterações no perfil lipídico do organismo, quando propagados até a fase adulta podem ocasionar o desenvolvimento de doenças. Objetivo: avaliar o impacto do videogame ativo no perfil lipídico de adolescentes escolares. Metodologia: Estudo de intervenção randomizado, quase experimental, realizado com adolescentes entre 15 e 19 anos de idade com sobrepeso ou obesidade. Foi realizada a coleta de dados sociodemográficos através de um formulário e realizada aferição de medidas antropométricas e coleta sanguínea por um laboratório especializado. Os participantes da pesquisa foram submetidos à prática de atividade física por meio do videogame ativo, após isso realizamos nova aferição das variáveis. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade das variáveis estudadas bem como o teste t-student. Para variáveis de distribuição assimétrica, foram consideradas as medianas e intervalos interquartis, logo, o teste utilizado foi o de wilcox. Todas as análises foram feitas no Statistical Package for the Social Science SPSS, adotando nível de significância de 95%. Resultados: Ao analisar o perfil lipídico antes e após a intervenção, verificou-se uma associação positiva entre as variáveis, triglicerídeos (p=0,01), colesterol total (" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-07: Saúde Coletiva" "palavra_chave" => "OBESIDADE, PERFIL LIPIDICO, ADOLESCENTES, VIDEOGAME ATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA7_ID1313_21052018100605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE SOUSA MARQUES" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE MARQUES" "autor_email" => "gsmarques21@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 40830 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 492 "inscrito_id" => 1313 "titulo" => "AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO VIDEOGAME ATIVO NO PERFIL LIPÍDICO DE ADOLESCENTES COM SOBREPESO OU OBESIDADE: UM ESTUDO DE INTERVENÇÃO." "resumo" => "Introdução: O sedentarismo tornou-se uma condição frequente do estilo de vida dos adolescentes, contribuindo diretamente para o excesso de gordura corporal e alterações no perfil lipídico do organismo, quando propagados até a fase adulta podem ocasionar o desenvolvimento de doenças. Objetivo: avaliar o impacto do videogame ativo no perfil lipídico de adolescentes escolares. Metodologia: Estudo de intervenção randomizado, quase experimental, realizado com adolescentes entre 15 e 19 anos de idade com sobrepeso ou obesidade. Foi realizada a coleta de dados sociodemográficos através de um formulário e realizada aferição de medidas antropométricas e coleta sanguínea por um laboratório especializado. Os participantes da pesquisa foram submetidos à prática de atividade física por meio do videogame ativo, após isso realizamos nova aferição das variáveis. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade das variáveis estudadas bem como o teste t-student. Para variáveis de distribuição assimétrica, foram consideradas as medianas e intervalos interquartis, logo, o teste utilizado foi o de wilcox. Todas as análises foram feitas no Statistical Package for the Social Science SPSS, adotando nível de significância de 95%. Resultados: Ao analisar o perfil lipídico antes e após a intervenção, verificou-se uma associação positiva entre as variáveis, triglicerídeos (p=0,01), colesterol total (" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-07: Saúde Coletiva" "palavra_chave" => "OBESIDADE, PERFIL LIPIDICO, ADOLESCENTES, VIDEOGAME ATIVO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA7_ID1313_21052018100605.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE SOUSA MARQUES" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE MARQUES" "autor_email" => "gsmarques21@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }