Introdução: O sedentarismo tornou-se uma condição frequente do estilo de vida dos adolescentes, contribuindo diretamente para o excesso de gordura corporal e alterações no perfil lipídico do organismo, quando propagados até a fase adulta podem ocasionar o desenvolvimento de doenças. Objetivo: avaliar o impacto do videogame ativo no perfil lipídico de adolescentes escolares. Metodologia: Estudo de intervenção randomizado, quase experimental, realizado com adolescentes entre 15 e 19 anos de idade com sobrepeso ou obesidade. Foi realizada a coleta de dados sociodemográficos através de um formulário e realizada aferição de medidas antropométricas e coleta sanguínea por um laboratório especializado. Os participantes da pesquisa foram submetidos à prática de atividade física por meio do videogame ativo, após isso realizamos nova aferição das variáveis. Utilizou-se o teste de Shapiro-Wilk para verificação da normalidade das variáveis estudadas bem como o teste t-student. Para variáveis de distribuição assimétrica, foram consideradas as medianas e intervalos interquartis, logo, o teste utilizado foi o de wilcox. Todas as análises foram feitas no Statistical Package for the Social Science SPSS, adotando nível de significância de 95%. Resultados: Ao analisar o perfil lipídico antes e após a intervenção, verificou-se uma associação positiva entre as variáveis, triglicerídeos (p=0,01), colesterol total (