MISCHIATTI, Gabriela De Freitas et al.. Saúde mental e a patologização da infância. Anais III CONBRACIS... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/41390>. Acesso em: 22/11/2024 00:32
Neste trabalho o leitor encontrará um breve percurso histórico das concepções da infância, bem como a origem da instituição escola e dos processos de escolarização, o surgimento da psiquiatria, elaborando as relações existentes entre esses discursos e práticas no meio escolar. Tem como objetivo central, pesquisar as influências do discurso psiquiátrico sobre a saúde mental infantil no contexto escolar, tendo como foco identificar a presença ou ausência deste discurso neste contexto, conhecer os dispositivos de cuidado em saúde mental que se articulam na escola, bem como, analisar as consequências do discurso psiquiátrico no cuidado com a criança a partir de sua reverberação no contexto proposto. Foi realizada uma pesquisa documental em uma escola no município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte e coletadas listas de encaminhamentos para os serviços de saúde do município. Os resultados mostraram que a instituição ainda compreende a queixa escolar como um problema centrado na criança e sua família e que deve ser analisado e resolvido em ambientes externos à escola.