A dificuldade de desempenhar atividades em um serviço público de saúde no Brasil é notável para toda a sociedade, seja por falta de recursos no estabelecimento, a falta de interesse do servidor ou a má formação acadêmica. Nessa perspectiva, o curso de Psicologia ofertado por uma instituição de ensino superior localizado na cidade de Campina Grande - PB, leva em consideração a necessidade de aproximar o discente à prática do profissional, através da proposta do componente curricular “Práticas Integrativas”, a qual os discentes podem observar e conhecer sobre a realidade da profissão já referida, promovendo além da observação prática, discussões teóricas referentes à saúde mental dos sujeitos e a humanização no serviço. Este componente possibilita também, a construção de um olhar crítico sobre a atuação e as estruturas que compõe o serviço. A partir disso, foi observado em dois serviços públicos, o Núcleo de Apoio à Saúde de Família (NASF) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), por meio das visitas técnicas realizadas no período entre julho e outubro de 2016, as dificuldades e limitações encontradas para o exercício do Psicólogo. Desse modo, apreendeu-se que além da importância de se ter um componente curricular que apresente a atual realidade aos discentes, antes de serem inseridos em estágios, possibilitou o despertar de reflexões sobre como e o que poderia ser feito para provocar transformações nas intervenções psicossociais propostas à comunidade.