Revisão sistemática de literatura para investigar, através da percepção do paciente surdo, as dificuldades durante o atendimento em serviços de saúde. As bases de dados utilizados foram Pubmed, LILACS e Scielo, no período de 19 abril até a data 07 de maio de 2018, dos 170 artigos encontrados apenas 13 entraram no critério de inclusão (artigos dos últimos cinco anos e os que respondiam a pergunta norteadora) sendo excluídos 7 por estarem duplicados, e 9 foram selecionados para amostra, as pessoas surdas, que participaram das pesquisa tinham idade entre 18 a 60 anos, dentre os artigos , o meio virtual, com resultados satisfatório. O estudo evidenciou as dificuldades do paciente durante o atendimento, e as barreiras que enfrentavam ao acessar um serviço de saúde, a comunicação foi o grande problema encontrado, pois a língua utilizada é verbal não sendo entendida pelas pessoas surdas, acarretando a um atendimento inadequado, outros meios de comunicação foram utilizados leitura labial, escrita, mas nenhum eficiente, a ida ao serviço com acompanhante é uma alternativa, porém tira autonomia e privacidade do paciente surdo. Há necessidade de profissionais capacitados, que possam proporcionar um atendimento direto.