A monitoria insere o estudante no mundo acadêmico, mediante o desempenho de atividades relacionadas ao ensino visando o preparo profissional adequado, uma vez que contribui de forma ativa no aprimoramento científico, no desenvolvimento de habilidades pedagógicas, intensificando relações interpessoais. Visando descrever a experiência acerca do programa de monitoria da disciplina de Semiologia e Semiotécnica I de Enfermagem na UNIFACISA, durante os semestres de 2017/2018, apresentando a importância da monitoria na formação acadêmica do monitor, suas vantagens e as dificuldades que permeiam esse meio. A disciplina de Semiologia e Semiotécnica I conta com dois monitores que desenvolvem atividades de monitoria em 8 horas semanais cada, estando disponível de acordo com a demanda do corpo discente, que buscam esclarecer dúvidas ou auxílio para a realização das práticas, no Laboratório. A experiência teve início com o processo de seleção teórico/prático para o programa, durante segundo semestre do período letivo de 2017 e primeiro semestre de 2018, no qual foi disponibilizada 1 vaga por semestre. De acordo com os assuntos discutidos em sala com o docente, os monitores realizam atividades e simulados teórico/práticos, para que os alunos se adaptem, entendam e pratiquem técnicas da vivência da profissão, auxiliando também para preparo para as avaliações deste componente curricular. A experiência na monitoria é de suma importância, pois proporciona crescimento pessoal e profissional na enfermagem, além de favorecer uma visão real da vivência da docência, alimentar o currículo acadêmico, complementando a carga horária obrigatória do final do curso, o que geralmente é estímulo para monitores.