Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

JOGOS DIDÁTICOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA DINAMIZAR O ENSINO DE MICOLOGIA

Palavra-chaves: MICOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS EDUCATIVOS Comunicação Oral (CO) AT-12: Ciências Biológicas
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 41164
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 1447
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA DINAMIZAR O ENSINO DE MICOLOGIA"
    "resumo" => "Este estudo foi elaborado para realização de jogos educativos de cartas, o Quiz Micologia, o jogo das Adivinhações e o jogo da Memória, para alunos de graduação do 5° período em Bacharelado em Ciências Biológicas que cursam a disciplina de Micologia na Universidade de Pernambuco (UPE). A partir da aplicação, os jogos foram abordados de acordo com os objetivos passados em sala de aula, para que os alunos aprendessem mais sobre micologia. Este trabalho teve como objetivo incentivar práticas coletivas e estimular professores e alunos a práticas de materiais extras para o ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados a partir de um questionário, antes e depois da aplicação dos jogos. Os dados analisados relataram que foi possível aprender com os jogos elaborados sobre os fungos e que os alunos se sentiram satisfeitos com o material aplicado. Este trabalho possibilitou interação e dinâmica em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-12: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "MICOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA12_ID1447_08052018163433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LESLIE WAREN SILVA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "LESLIE WAREN SILVA DE FREITAS"
    "autor_email" => "lesliewaren@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 41164
    "edicao_id" => 88
    "trabalho_id" => 125
    "inscrito_id" => 1447
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: CONSTRUINDO UM CAMINHO PARA DINAMIZAR O ENSINO DE MICOLOGIA"
    "resumo" => "Este estudo foi elaborado para realização de jogos educativos de cartas, o Quiz Micologia, o jogo das Adivinhações e o jogo da Memória, para alunos de graduação do 5° período em Bacharelado em Ciências Biológicas que cursam a disciplina de Micologia na Universidade de Pernambuco (UPE). A partir da aplicação, os jogos foram abordados de acordo com os objetivos passados em sala de aula, para que os alunos aprendessem mais sobre micologia. Este trabalho teve como objetivo incentivar práticas coletivas e estimular professores e alunos a práticas de materiais extras para o ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados a partir de um questionário, antes e depois da aplicação dos jogos. Os dados analisados relataram que foi possível aprender com os jogos elaborados sobre os fungos e que os alunos se sentiram satisfeitos com o material aplicado. Este trabalho possibilitou interação e dinâmica em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT-12: Ciências Biológicas"
    "palavra_chave" => "MICOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGOS EDUCATIVOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA12_ID1447_08052018163433.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:25"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:35:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LESLIE WAREN SILVA DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "LESLIE WAREN SILVA DE FREITAS"
    "autor_email" => "lesliewaren@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png"
    "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Este estudo foi elaborado para realização de jogos educativos de cartas, o Quiz Micologia, o jogo das Adivinhações e o jogo da Memória, para alunos de graduação do 5° período em Bacharelado em Ciências Biológicas que cursam a disciplina de Micologia na Universidade de Pernambuco (UPE). A partir da aplicação, os jogos foram abordados de acordo com os objetivos passados em sala de aula, para que os alunos aprendessem mais sobre micologia. Este trabalho teve como objetivo incentivar práticas coletivas e estimular professores e alunos a práticas de materiais extras para o ensino e aprendizagem. Os dados foram coletados a partir de um questionário, antes e depois da aplicação dos jogos. Os dados analisados relataram que foi possível aprender com os jogos elaborados sobre os fungos e que os alunos se sentiram satisfeitos com o material aplicado. Este trabalho possibilitou interação e dinâmica em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.