No processo de formação dos profissionais de saúde torna-se importante subsidiar experiências além da Universidade, através de articulações interprofissionais, que possibilitem uma preparação para o mercado de trabalho, voltando-se aos princípios do Sistema Único de Saúde. O objetivo geral deste estudo é relatar experiências no processo de diagnóstico do território de uma Unidade Básica de Saúde, a fim de compreender como tal experiência interprofissional repercute no aprendizado e processo formativo de novos profissionais. Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva, construído através das práticas interdisciplinares, da disciplina Programa de Integração Saúde Comunidade, instituída pela Universidade Potiguar. A práxis desenvolvida ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde, localizada na Zona Oeste de Natal-RN. A experiência vivenciada pelos estudantes universitários permitiu desenvolver um olhar crítico acerca dos problemas enfrentados na comunidade, possibilitando a construção de ações estratégicas a serem desenvolvidas por cada área de conhecimento, de modo a contribuir de forma positiva para o exercício de promoção, prevenção e vigilância à saúde da população.