APRENDENDO A SER FARMACÊUTICO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2018-06-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 40728 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 2412 "titulo" => "APRENDENDO A SER FARMACÊUTICO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou identificar como se deu a formação profissional dos farmacêuticos em relação à formação universitária, bem como em relação à formação prática, isto é, que acontece fora dos muros da academia. Para alcançar tal objetivo utilizou-se para coleta de dados o Inquérito em Saúde e Trabalho em Serviços – INSATS e uma entrevista individual semiestruturada. Participaram da pesquisa 48 farmacêuticos de redes de farmácias situadas na cidade de Campina Grande – Paraíba. Os dados obtidos no INSATS foram armazenados no programa SSPSS, onde se utilizou estatísticas descritivas, enquanto os dados oriundos das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram ã percepção dos farmacêuticos de uma formação profissional insuficiente, isto é, uma formação que não atende as necessidades sentidas na prática. Os aspetos apontados como prejudiciais à formação foram a defasagem curricular e atitudes negligentes por parte dos professores. A aprendizagem, segundo os participantes, ocorre diretamente no mercado de trabalho, em especial com os demais profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-03: Farmácia" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, FARMACÊUTICOS, MERCADO DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA3_ID2412_21052018235752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE SALVIANO ALVES " "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonealves.drpsico@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 40728 "edicao_id" => 88 "trabalho_id" => 1070 "inscrito_id" => 2412 "titulo" => "APRENDENDO A SER FARMACÊUTICO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou identificar como se deu a formação profissional dos farmacêuticos em relação à formação universitária, bem como em relação à formação prática, isto é, que acontece fora dos muros da academia. Para alcançar tal objetivo utilizou-se para coleta de dados o Inquérito em Saúde e Trabalho em Serviços – INSATS e uma entrevista individual semiestruturada. Participaram da pesquisa 48 farmacêuticos de redes de farmácias situadas na cidade de Campina Grande – Paraíba. Os dados obtidos no INSATS foram armazenados no programa SSPSS, onde se utilizou estatísticas descritivas, enquanto os dados oriundos das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados apontaram ã percepção dos farmacêuticos de uma formação profissional insuficiente, isto é, uma formação que não atende as necessidades sentidas na prática. Os aspetos apontados como prejudiciais à formação foram a defasagem curricular e atitudes negligentes por parte dos professores. A aprendizagem, segundo os participantes, ocorre diretamente no mercado de trabalho, em especial com os demais profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT-03: Farmácia" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, FARMACÊUTICOS, MERCADO DE TRABALHO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV108_MD1_SA3_ID2412_21052018235752.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:25" "updated_at" => "2020-06-09 19:35:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE SALVIANO ALVES " "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simonealves.drpsico@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conbracis" "edicao_nome" => "Anais III CONBRACIS" "edicao_evento" => "III Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2018" "edicao_logo" => "5e4a0164e65af_16022020235844.png" "edicao_capa" => "5f1844cf3c5b5_22072020105319.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-13 00:00:00" "publicacao_id" => 29 "publicacao_nome" => "Anais Conbracis" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }