A Extensão Universitária, de acordo com o princípio constitucional da inseparabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove uma comunicação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade. Ela trabalha como uma via de mão dupla, tanto a comunidade que recebe os serviços proporcionados pela universidade aprende com ela, como a universidade aprende com os saberes populares da comunidade, age como uma troca de conhecimentos e experiências, cada qual com suas particularidades, mas sem desconsiderar nenhum. As mudanças na qualificação dos profissionais de saúde são necessárias e têm como objetivo sua adaptação a um modelo assistencial que tem como principais intenções: um atendimento mais humanizado, o ser humano de forma integral, a promoção da saúde e a necessidade da troca de experiências com outros saberes, inclusive o saber popular, andam sendo objetos de muitos debates e propostas. O projeto de extensão contribui para que os futuros profissionais da saúde exerçam um olhar único e cuidadoso no que se refere ao cuidado com pacientes futuros, uma vez que passam a conhecer de forma prática sobre a realidade que envolve a vida das pessoas que estão inseridas dentro de uma comunidade seja ela carente ou não. Este estudo tem o objetivo de relatar a importância da extensão comunitária na formação acadêmica em fisioterapia através de uma experiência vivenciada pelo projeto de extensão intitulado Saúde Comunitária que tem a educação popular em saúde como base tanto para sua formação teórica quanto para sua prática.