Introdução: O HumanizaSUS visa garantir um serviço humanizado e primordial ao indivíduo. A Fonoaudiologia na saúde pública deve garantir assistência humanizada, a fim de evitar a verticalização, fragmentação e banalização das ações do HumanizaSUS. Objetivo: Identificar os fatores que impedem o progresso da humanização no serviço público de saúde e subsidiar a percepção dos fonoaudiólogos acerca da importância da humanização como base para o sucesso de procedimentos terapêuticos. Método: Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativa, que se utilizou dos bancos de dados da SciELO - Scientific Eletronic Library Online. Para a realização do estudo, inicialmente, foram selecionados 49 artigos, finalizando com 06 publicações que estavam dentro dos critérios de inclusão. Resultados: Após 15 anos da criação da Política Nacional de Humanização (PNH), as barreiras que impedem a consolidação de suas políticas permanecem dinâmicas, porquanto que as estratégias que possibilitam a sua consolidação estão inertes. Para a mudança desta realidade, é necessária a criação de métodos que possibilitem e estimulem a autonomia e o protagonismo dos gestores, trabalhadores, usuários; favorecendo a corresponsabilidade entre eles, estabelecendo elos solidários e participação coletiva no processo de gestão. A falta de diálogos a respeito da natureza e especificidade da Fonoaudiologia resulta na escassez de conhecimentos relacionados à contribuição que o fonoaudiólogo pode trazer em prol da comunidade. Conclusão: A realidade vigente quanto a humanização no cenário de saúde pública ainda é precária, e o desenvolvimento científico e tecnológico fomentam a desumanização por perpassar a condição humana, em prol da subjetividade da ciência.