O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE DIZERES E FAZERES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 401 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 540 "inscrito_id" => 780 "titulo" => "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE DIZERES E FAZERES" "resumo" => "Relataremos neste artigo parte da experiência vivenciada durante o desenvolvimento da pesquisa “Formação Contínua e Atividade de Ensinar: produzindo sentidos sobre o brincar na educação infantil”, parceria estabelecida entre graduanda e pesquisadora, no âmbito do Grupo de Pesquisa FORMAR da Universidade Federal do Piauí. A produção dos dados foi viabilizada por meio do encontro colaborativo, das sessões reflexivas e das observações colaborativas. Os sentidos das partícipes em articulação com a formação vivenciada por elas apresentam relação diversa com as categorias traçadas para desenvolver este estudo, ou seja, por um lado indicam a necessidade de expansão no que concerne aos sentidos atribuídos ao brincar como instrumento de desenvolvimento da criança, por outro lado, apontaram situações em que foi evidenciada aproximação com os pré-requisitos do ensino e do brincar enquanto atividade social. Ficou evidenciada a reciprocidade de ação, troca de experiências, interações sociais e de aprendizagens. No entanto, emergiu a necessidade de expansão no que concerne a novos conhecimentos que promovam a reflexão acerca do brincar, bem como sobre a identidade do professor, já que esta identidade se reconstrói, continuamente, com o contributo das interações que vão se estabelecendo entre o universo profissional e os diferentes universos sócio-culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Brincar, Educação infantil, Atividade" "idioma" => "Português" "arquivo" => "80df840c27395c304d086c5f8a6ca043_780.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA" "autor_email" => "ahuxy_10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 401 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 540 "inscrito_id" => 780 "titulo" => "O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE DIZERES E FAZERES" "resumo" => "Relataremos neste artigo parte da experiência vivenciada durante o desenvolvimento da pesquisa “Formação Contínua e Atividade de Ensinar: produzindo sentidos sobre o brincar na educação infantil”, parceria estabelecida entre graduanda e pesquisadora, no âmbito do Grupo de Pesquisa FORMAR da Universidade Federal do Piauí. A produção dos dados foi viabilizada por meio do encontro colaborativo, das sessões reflexivas e das observações colaborativas. Os sentidos das partícipes em articulação com a formação vivenciada por elas apresentam relação diversa com as categorias traçadas para desenvolver este estudo, ou seja, por um lado indicam a necessidade de expansão no que concerne aos sentidos atribuídos ao brincar como instrumento de desenvolvimento da criança, por outro lado, apontaram situações em que foi evidenciada aproximação com os pré-requisitos do ensino e do brincar enquanto atividade social. Ficou evidenciada a reciprocidade de ação, troca de experiências, interações sociais e de aprendizagens. No entanto, emergiu a necessidade de expansão no que concerne a novos conhecimentos que promovam a reflexão acerca do brincar, bem como sobre a identidade do professor, já que esta identidade se reconstrói, continuamente, com o contributo das interações que vão se estabelecendo entre o universo profissional e os diferentes universos sócio-culturais." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO" "palavra_chave" => "Brincar, Educação infantil, Atividade" "idioma" => "Português" "arquivo" => "80df840c27395c304d086c5f8a6ca043_780.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA" "autor_email" => "ahuxy_10@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }