Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A FUNÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS ALUNAS PROFESSORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DO PROFESSOR, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, ENSINO COM PESQUISA Comunicação Oral(CO) GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2013-06-26 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3512
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 344
    "inscrito_id" => 1672
    "titulo" => "A FUNÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS ALUNAS PROFESSORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O estudo resulta de uma pesquisa em formação realizada na Disciplina: Práticas Pedagógicas II, no Curso Especial de Pedagogia Plano de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR, no Município de Juazeiro do Norte- CE. O objetivo é refletir sobre a concepção das alunas professoras do Curso de Pedagogia acerca da função social da escola pública. Pauta-se na abordagem qualitativa tendo como foco o ensino com pesquisa. Apoiamos-nos nas elaborações teóricas de Minayo (2007), Freire (1992), Saviani (2008- 2001), Almeida et.al (2004). Percebemos que as limitações apresentadas nas respostas dos docentes resultam da precariedade da formação. Pensar a função social da escola pública a partir das concepções dos professores é possibilitar uma discussão acerca da qualidade da formação docente. A relevância do estudo está em compreender o ensino com pesquisa como uma prática inovadora que favorece o processo de aprendizagem permitindo um novo repensar pedagógico na construção da práxis docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, ENSINO COM PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1672_0bc7ed6df94c5448ddd13186afeb0a2e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA  MARIA."
    "autor_email" => "rinaestrela@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3512
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 344
    "inscrito_id" => 1672
    "titulo" => "A FUNÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DAS ALUNAS PROFESSORAS DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "O estudo resulta de uma pesquisa em formação realizada na Disciplina: Práticas Pedagógicas II, no Curso Especial de Pedagogia Plano de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR, no Município de Juazeiro do Norte- CE. O objetivo é refletir sobre a concepção das alunas professoras do Curso de Pedagogia acerca da função social da escola pública. Pauta-se na abordagem qualitativa tendo como foco o ensino com pesquisa. Apoiamos-nos nas elaborações teóricas de Minayo (2007), Freire (1992), Saviani (2008- 2001), Almeida et.al (2004). Percebemos que as limitações apresentadas nas respostas dos docentes resultam da precariedade da formação. Pensar a função social da escola pública a partir das concepções dos professores é possibilitar uma discussão acerca da qualidade da formação docente. A relevância do estudo está em compreender o ensino com pesquisa como uma prática inovadora que favorece o processo de aprendizagem permitindo um novo repensar pedagógico na construção da práxis docente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DO PROFESSOR, FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, ENSINO COM PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1672_0bc7ed6df94c5448ddd13186afeb0a2e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ANA  MARIA."
    "autor_email" => "rinaestrela@gmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O estudo resulta de uma pesquisa em formação realizada na Disciplina: Práticas Pedagógicas II, no Curso Especial de Pedagogia Plano de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR, no Município de Juazeiro do Norte- CE. O objetivo é refletir sobre a concepção das alunas professoras do Curso de Pedagogia acerca da função social da escola pública. Pauta-se na abordagem qualitativa tendo como foco o ensino com pesquisa. Apoiamos-nos nas elaborações teóricas de Minayo (2007), Freire (1992), Saviani (2008- 2001), Almeida et.al (2004). Percebemos que as limitações apresentadas nas respostas dos docentes resultam da precariedade da formação. Pensar a função social da escola pública a partir das concepções dos professores é possibilitar uma discussão acerca da qualidade da formação docente. A relevância do estudo está em compreender o ensino com pesquisa como uma prática inovadora que favorece o processo de aprendizagem permitindo um novo repensar pedagógico na construção da práxis docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.