O estudo resulta de uma pesquisa em formação realizada na Disciplina: Práticas Pedagógicas II, no Curso Especial de Pedagogia Plano de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR, no Município de Juazeiro do Norte- CE. O objetivo é refletir sobre a concepção das alunas professoras do Curso de Pedagogia acerca da função social da escola pública. Pauta-se na abordagem qualitativa tendo como foco o ensino com pesquisa. Apoiamos-nos nas elaborações teóricas de Minayo (2007), Freire (1992), Saviani (2008- 2001), Almeida et.al (2004). Percebemos que as limitações apresentadas nas respostas dos docentes resultam da precariedade da formação. Pensar a função social da escola pública a partir das concepções dos professores é possibilitar uma discussão acerca da qualidade da formação docente. A relevância do estudo está em compreender o ensino com pesquisa como uma prática inovadora que favorece o processo de aprendizagem permitindo um novo repensar pedagógico na construção da práxis docente.