O trabalho discute sobre a prática docente numa relação com a educação das relações étnico-raciais. Objetiva refletir sobre um processo de formação, de uma professora de História, articulado à discussões acerca da educação das relações étnico-raciais. Optou-se pela pesquisa colaborativa e se empregou como procedimento a observação reflexiva. A partir do conteúdo do vídeo TED: o perigo de uma história única (2009) de Chimamanda Ngozi Adichie, ocorreu uma reflexão sobre o ensino de História como espaço de reconhecimento de diferentes culturas e de valorização e respeito pela cultura do outro, no fortalecimento das relações étnico-raciais. Cultivando sentimentos de ser, saber e saber-fazer na profissão, averiguamos que a professora expressa mudanças que vêm ocorrendo na sua prática de modo a possibilitar ao aluno o acesso a múltiplas histórias e à interpretações críticas sobre elas. Para isso, a docente destacou a relevância de diversas fontes para fundamentar o ensino-aprendizagem e um ensino que problematize as contribuições dos diversos atores sociais, de diferentes origens étnicas e culturais. As reflexões apresentadas podem contribuir na ressignificação da prática docente de professores de história, convergindo para o desenvolvimento de conhecimentos que os capacite, cada vez mais, a intervir na realidade, refletir e repensar a sua atuação e se reconstruir como profissional e cidadão.