O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 39259 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 170 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID" "resumo" => "O presente artigo almeja apresentar as experiências desenvolvidas durante uma das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de atividades envolvendo o Gênero Textual Editorial com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira. O nosso trabalho terá como base teórica os trabalhos de Antunes (2009), PCN’s (19), Kleiman (2008), Marcuschi (2008) entre outros teóricos que aborda perspectivas sobre gêneros textuais, direcionamentos para o estudo e interação com o aluno, objetivando desenvolver a capacidade argumentativa do aluno e competências e habilidades para a leitura e escrita do gênero dissertativo argumentativo. Dessa forma, acreditamos que contribuiremos para a melhoria do desempenho do alunado quanto a sua capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista em situação de formalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ESCRITA, ENSINO MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID170_30112017000811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELLY BARBOSA DA CUNHA SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIELLY" "autor_email" => "marielly.soares@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 39259 "edicao_id" => 79 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 170 "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID" "resumo" => "O presente artigo almeja apresentar as experiências desenvolvidas durante uma das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de atividades envolvendo o Gênero Textual Editorial com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira. O nosso trabalho terá como base teórica os trabalhos de Antunes (2009), PCN’s (19), Kleiman (2008), Marcuschi (2008) entre outros teóricos que aborda perspectivas sobre gêneros textuais, direcionamentos para o estudo e interação com o aluno, objetivando desenvolver a capacidade argumentativa do aluno e competências e habilidades para a leitura e escrita do gênero dissertativo argumentativo. Dessa forma, acreditamos que contribuiremos para a melhoria do desempenho do alunado quanto a sua capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista em situação de formalidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade" "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ESCRITA, ENSINO MÉDIO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID170_30112017000811.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIELLY BARBOSA DA CUNHA SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIELLY" "autor_email" => "marielly.soares@hotmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/enid/2017" "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png" "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }