Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID

Palavra-chaves: GÊNERO TEXTUAL, ESCRITA, ENSINO MÉDIO. Comunicação Oral (CO) GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39259
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 170
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID"
    "resumo" => "O presente artigo almeja apresentar as experiências desenvolvidas durante uma das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de atividades envolvendo o Gênero Textual Editorial com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira. O nosso trabalho terá como base teórica os trabalhos de Antunes (2009), PCN’s (19), Kleiman (2008), Marcuschi (2008) entre outros teóricos que aborda perspectivas sobre gêneros textuais, direcionamentos para o estudo e interação com o aluno, objetivando desenvolver a capacidade argumentativa do aluno e competências e habilidades para a leitura e escrita do gênero dissertativo argumentativo. Dessa forma, acreditamos que contribuiremos para a melhoria do desempenho do alunado quanto a sua capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista em situação de formalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ESCRITA, ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID170_30112017000811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELLY BARBOSA DA CUNHA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELLY"
    "autor_email" => "marielly.soares@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39259
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 233
    "inscrito_id" => 170
    "titulo" => "O GÊNERO TEXTUAL EDITORIAL NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID"
    "resumo" => "O presente artigo almeja apresentar as experiências desenvolvidas durante uma das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de atividades envolvendo o Gênero Textual Editorial com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira. O nosso trabalho terá como base teórica os trabalhos de Antunes (2009), PCN’s (19), Kleiman (2008), Marcuschi (2008) entre outros teóricos que aborda perspectivas sobre gêneros textuais, direcionamentos para o estudo e interação com o aluno, objetivando desenvolver a capacidade argumentativa do aluno e competências e habilidades para a leitura e escrita do gênero dissertativo argumentativo. Dessa forma, acreditamos que contribuiremos para a melhoria do desempenho do alunado quanto a sua capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista em situação de formalidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09: Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "GÊNERO TEXTUAL, ESCRITA, ENSINO MÉDIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA9_ID170_30112017000811.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIELLY BARBOSA DA CUNHA SOARES"
    "autor_nome_curto" => "MARIELLY"
    "autor_email" => "marielly.soares@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo almeja apresentar as experiências desenvolvidas durante uma das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) a partir de atividades envolvendo o Gênero Textual Editorial com alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, na cidade de Guarabira. O nosso trabalho terá como base teórica os trabalhos de Antunes (2009), PCN’s (19), Kleiman (2008), Marcuschi (2008) entre outros teóricos que aborda perspectivas sobre gêneros textuais, direcionamentos para o estudo e interação com o aluno, objetivando desenvolver a capacidade argumentativa do aluno e competências e habilidades para a leitura e escrita do gênero dissertativo argumentativo. Dessa forma, acreditamos que contribuiremos para a melhoria do desempenho do alunado quanto a sua capacidade de argumentar e defender seu ponto de vista em situação de formalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.