FONTES, Patricia Oliveira et al.. Os desafios de construir escolas inclusivas. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/3909>. Acesso em: 22/12/2024 04:01
Este artigo trata da Educação Inclusiva no Brasil e os desafios encontrados diante da construção de escolas inclusivas. É apresentada uma análise das barreiras que permearam a inclusão de pessoas com deficiência no convívio social. A educação Inclusiva prioriza uma reflexão de um aprendizado significativo, atendendo as necessidades individuais de cada aluno, com o intuito de quebrar paradigmas com novos olhares e grandes desafios. Criando a possibilidade de mudanças na concepção das pessoas. Através de pesquisas bibliográficas desenvolveu-se um estudo que busca uma metodologia em prol da integração da comunidade, escola e família, com o objetivo de incluir alunos com necessidades especiais na escola regular de ensino. São abordados tópicos como: Uma escola inclusiva, a inclusão e a família, e o papel do professor.