“CONSTRUINDO UM CLADOGRAMA”: COMO INSERIR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
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Essas novas políticas levaram a um crescimento de 85,8% no número de matrículas de alunos deficientes nas classes comuns de colégios públicos, segundo dados do Censo entre 2008 e 2014. Promover a inclusão de tais alunos ainda é um grande desafio, devido à dificuldade de acesso aos conteúdos escolares e de mediação adequada. Nesse sentido, o uso dos recursos didáticos adaptados às necessidades perceptuais é fundamental na aprendizagem dos alunos deficientes visuais. O uso de tais recursos se mostra valioso no ensino de ciências e biologia, uma vez que o conhecimento biológico exige, dos estudantes, uma enorme capacidade de abstração utilizando, principalmente, a memória visual e auditiva. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho foi a produção e adaptação de uma atividade de construção de um cladograma, durante a qual os discentes deficientes visuais pudessem propor, de forma autônoma, a hipótese de parentesco evolutivo mais provável, definindo, para isso, as condições primitivas e derivadas. A atividade prática “Construindo um cladograma” foi desenvolvida com os alunos da 2ª serie do ensino médio do colégio Pedro II – campus Duque de Caxias que apresenta dois alunos deficientes visuais incluídos, um cego e um baixa visão. Os recursos didáticos foram adaptados de forma que os estudantes pudessem interagir de forma proveitosa, para tal foram selecionadas diferentes texturas, tamanhos e formatos que permitissem a percepção de forma globalizada. Os materiais utilizados na confecção da atividade foram acessíveis, de baixo custo e de fácil manipulação. 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