“CARDS GAME”: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA
RESPIRATÓRIO ANIMAL
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 38915 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 5068 "titulo" => """ “CARDS GAME”: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA\r\n RESPIRATÓRIO ANIMAL """ "resumo" => """ Jogos lúdicos são sempre um importante recurso no ensino-aprendizagem por desenvolver a\r\n criatividade, curiosidade e interação entre os estudantes. Pensando nisso objetivou nesse trabalho, divulgar\r\n um método para ensinar conceitos ligados à respiração das principais classes do reino animal, bem como as\r\n estruturas envolvidas, o ambiente e adaptação do aparelho respiratório de forma comparada. Sobretudo,\r\n discutir as contribuições de atividades como essa na formação de docentes. O jogo surgiu de um projeto\r\n desenvolvido por estudantes do sexto período do Curso de Ciências Biológicas na disciplina de Fisiologia\r\n Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. O projeto constituiu em três etapas: (I)\r\n Divisão de grupos e Escolha do tema; (II) Estudo e pesquisa do conteúdo e elaboração do material didático;\r\n (III) Socialização e apresentação do material didático. Caracterização do jogo: O “Cards game: aprendendo\r\n a fisiologia animal comparada” contém 96 cartas divididas em cartas modalidades, referentes ao conteúdo do\r\n jogo (fisiologia respiratória e adaptativa) e cartas especiais (recreativas), para tornar o jogo mais dinâmico. O\r\n jogo foi apresentado a turma e bem avaliado pelos licenciandos, pelos docentes responsáveis pela disciplina\r\n e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, essa equipe atribuiu notas e deram\r\n sugestões para melhoria do jogo. Ao término deste, percebe-se que projetos como estes permite uma vivência\r\n docente, pois ao produzir um material didático é necessário planejamento, estudos e esquematização de uma\r\n possível aula. Essa atividade proporcionou aos licenciandos um aprofundamento do tema, criatividade,\r\n autonomia e síntese de conteúdo. Isso, portanto, favorece a inovação na criação de novas formas no ensinar e\r\n facilita o entendimento do assunto através de exemplos práticos. Deste modo, o referido jogo vem a ser uma\r\n ótima ferramenta didática para o ensino de fisiologia. A construção de um material didático contribuiu\r\n positivamente para a formação docente e pode ser de subsídios para outros profissionais que pretendem\r\n inovar durante suas aulas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5068_03092017205528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULICLÉCIA KELLY DA SILVA " "autor_nome_curto" => "KELLY SILVA " "autor_email" => "juliclecia_kelly@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 38915 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 5068 "titulo" => """ “CARDS GAME”: PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA\r\n RESPIRATÓRIO ANIMAL """ "resumo" => """ Jogos lúdicos são sempre um importante recurso no ensino-aprendizagem por desenvolver a\r\n criatividade, curiosidade e interação entre os estudantes. Pensando nisso objetivou nesse trabalho, divulgar\r\n um método para ensinar conceitos ligados à respiração das principais classes do reino animal, bem como as\r\n estruturas envolvidas, o ambiente e adaptação do aparelho respiratório de forma comparada. Sobretudo,\r\n discutir as contribuições de atividades como essa na formação de docentes. O jogo surgiu de um projeto\r\n desenvolvido por estudantes do sexto período do Curso de Ciências Biológicas na disciplina de Fisiologia\r\n Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN. O projeto constituiu em três etapas: (I)\r\n Divisão de grupos e Escolha do tema; (II) Estudo e pesquisa do conteúdo e elaboração do material didático;\r\n (III) Socialização e apresentação do material didático. Caracterização do jogo: O “Cards game: aprendendo\r\n a fisiologia animal comparada” contém 96 cartas divididas em cartas modalidades, referentes ao conteúdo do\r\n jogo (fisiologia respiratória e adaptativa) e cartas especiais (recreativas), para tornar o jogo mais dinâmico. O\r\n jogo foi apresentado a turma e bem avaliado pelos licenciandos, pelos docentes responsáveis pela disciplina\r\n e uma aluna do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia da UFRN, essa equipe atribuiu notas e deram\r\n sugestões para melhoria do jogo. Ao término deste, percebe-se que projetos como estes permite uma vivência\r\n docente, pois ao produzir um material didático é necessário planejamento, estudos e esquematização de uma\r\n possível aula. Essa atividade proporcionou aos licenciandos um aprofundamento do tema, criatividade,\r\n autonomia e síntese de conteúdo. Isso, portanto, favorece a inovação na criação de novas formas no ensinar e\r\n facilita o entendimento do assunto através de exemplos práticos. Deste modo, o referido jogo vem a ser uma\r\n ótima ferramenta didática para o ensino de fisiologia. A construção de um material didático contribuiu\r\n positivamente para a formação docente e pode ser de subsídios para outros profissionais que pretendem\r\n inovar durante suas aulas. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO DIDÁTICO, ENSINO DE BIOLOGIA, METODOLOGIA LÚDICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5068_03092017205528.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:24" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULICLÉCIA KELLY DA SILVA " "autor_nome_curto" => "KELLY SILVA " "autor_email" => "juliclecia_kelly@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }