Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA PROPOSTA EXPERIMENTAL PARA A IDENTIFICAÇÃO DE PH ÁCIDO OU BÁSICO, DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PARNAÍBA – PI

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ÁCIDOS E BASES, EXPERIMENTO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

As aulas experimentais se tornaram uma maneira eficiente do professor ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química no ensino fundamental como na graduação, facilitando a aprendizagem. Faz-se necessário que o desenvolvimento dos conteúdos seja orientado por uma prática integrada, isto é, trabalhar de forma que a disciplina de Química seja contextualizada. Neste enfoque o objetivo do trabalho é proporcionar um momento de experimentação cientifica para os alunos do 9° ano do ensino fundamental, de uma escola do município de Parnaíba – PI, com uma proposta de atividade experimental sobre o tema de acido e base. Para a realização do experimento houve a divisão do mesmo em duas etapas: preparação do indicador natural (que foi realizada pelo professor / estagiário), sendo usado o bio-indicador natural, o repolho roxo, logo em seguida o teste qualitativo das substâncias de baixo valor de custo e acessível para ambos, tanto para os alunos como para o professor, tais como: água sanitária, sabão em pó diluído em água, sal diluído em água, vinagre, água, bicarbonato de sódio e leite, e após a classificação, de acordo com a acidez ou basicidade com a ajudar de uma tabela indicando a escala de pH (etapa esta desenvolvida pelos alunos). Após a identificação das soluções obtidas, os alunos preencheram a uma tabela disponibilizada pelo professor/estagiário com o intuito de organizar as soluções de acordo com a coloração obtida e pH aproximado atribuído. A prática pedagógica sobre o sistema os ácidos e bases consistiu em um momento importante onde os alunos conseguiram tanto se divertir, quanto captar o que foi proposto na prática. A experiência também evidenciou que a aplicação do experimento e atividade foi necessária, não somente para os alunos das escolas, mas também para o estagiário, que será um futuro professor, os quais desenvolveram diversas habilidades na construção do saber ensinar. Partindo desta prática simples e fácil acesso, os alunos compreenderam melhor as propriedades químicas dos ácidos e das bases.

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