Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISITA TÉCNICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA

Palavra-chaves: VISITA TÉCNICA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Trata-se de um relato de experiência, cuja finalidade é descrever a prática pedagógica realizada por meio de visita técnica como modalidade didática. Esta atividade foi realizada em abril de 2017, na Fazenda Buritizal Grosso, localizada no município de Bonfim, em Roraima e, envolveu 28 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima, sob a orientação dos professores que ministram os componentes curriculares (Prática Pedagógica, Microbiologia e Imunologia e Zoologia dos Vertebrados). Esta aula de campo tinha por objetivos: interagir criativamente em face dos diferentes contextos ambientais; verificar aspectos na estrutura física da fazenda para conhecimento da rotina e atividades desenvolvidas; identificar as relações entre os seres vivos e destes com o ambiente; perceber a importância dos vertebrados e demais animais para o equilíbrio ambiental; observar e identificar o nicho ecológico dos vertebrados presentes e a importância para o equilíbrio ambiental; explorar diferentes ambientes naturais por meio de intervenções para identificação das plantas típicas do lavrado (savana) e seus respectivos nomes científicos; realizar trilha na fazenda para conhecimento do ecossistema do lavrado. Para a efetivação desta proposta os acadêmicos utilizaram a observação e a entrevista como as principais técnicas de coleta das informações solicitadas no roteiro previamente discutido, elaborado e disponibilizado para o cumprimento das atividades. O produto final foi a realização da I Mostra Interdisciplinar do Ensino da Biologia para socialização dos materiais coletados e produzidos durante a Aula de Campo/Visita Técnica, na qual realizaram uma exposição com os registros fotográficos e os vídeos, além de uma exposição oral sobre as descobertas, os desafios e os benefícios desse tipo de experiência para o exercício profissional dos futuros docentes de Ciências e Biologia. Os resultados evidenciaram que esse tipo de prática é de suma importância para o processo de formação cidadã e profissional dos acadêmicos participantes, contribuindo também para a construção e o aprimoramento do saber-fazer. Este trabalho está embasado nas contribuições de Krasilchik (2008), Lopes e Allain (2002), Monezi (2005), Fernandes (2007), Oliveira e Correia (2013) e Viveiro (2006).

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