Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, METODOLOGIA, CIÊNCIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35679
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 5643
    "titulo" => """
      A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO \r\n
      ENSINO DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      Muito se tem discutido, recentemente, a cerca do ensino de ciências, de como tratá-las e \r\n
      principalmente, de  como ensiná-las. Sem dúvidas, cada dia  surge um novo desafio para o educador neste âmbito, visto que é indispensável no ensino de ciências mostrar que as mesmas são importantes para o desenvolvimento do aluno, e que a partir do momento que o estudante começa a compreender, isso desenvolve  um incentivo para a busca de um aprendizado mais atrativo  e significativo.  Em consequência disto, vê-se a todo instante a necessidade da utilização de atividades diversificadas dentro da sala de aula acompanhada de uma boa metodologia. Sendo assim este trabalho tem como objetivo investigar e mostrar qual a visão que os professores da rede básica de ensino tem sobre a experimentação, visto que ela é um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos e vem provando ser um recurso necessário e importante para um ensino mais efetivo. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário no qual os professores tiveram a oportunidade de expressar suas ideias e experiências relacionadas ao uso da experimentação em sala de aula. O mesmo foi aplicado com os professores do ensino de ciências de escolas da rede publica de ensino, com a finalidade de saber sobre a utilização da experimentação como método auxiliar no  aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No decorrer dos resultados desta pesquisa será  mostrado  que a utilização de experimentos pode estabelecer uma relação entre a assimilação de conteúdos e as ideias debatidas durante a aula, designando correlações entre teoria e prática, e simultaneamente criando um espaço em que os alunos possam expor suas opiniões e tire suas duvidas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, METODOLOGIA, CIÊNCIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5643_11092017170243.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA"
    "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35679
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2073
    "inscrito_id" => 5643
    "titulo" => """
      A VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO \r\n
      ENSINO DE CIÊNCIAS
      """
    "resumo" => """
      Muito se tem discutido, recentemente, a cerca do ensino de ciências, de como tratá-las e \r\n
      principalmente, de  como ensiná-las. Sem dúvidas, cada dia  surge um novo desafio para o educador neste âmbito, visto que é indispensável no ensino de ciências mostrar que as mesmas são importantes para o desenvolvimento do aluno, e que a partir do momento que o estudante começa a compreender, isso desenvolve  um incentivo para a busca de um aprendizado mais atrativo  e significativo.  Em consequência disto, vê-se a todo instante a necessidade da utilização de atividades diversificadas dentro da sala de aula acompanhada de uma boa metodologia. Sendo assim este trabalho tem como objetivo investigar e mostrar qual a visão que os professores da rede básica de ensino tem sobre a experimentação, visto que ela é um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos e vem provando ser um recurso necessário e importante para um ensino mais efetivo. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário no qual os professores tiveram a oportunidade de expressar suas ideias e experiências relacionadas ao uso da experimentação em sala de aula. O mesmo foi aplicado com os professores do ensino de ciências de escolas da rede publica de ensino, com a finalidade de saber sobre a utilização da experimentação como método auxiliar no  aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No decorrer dos resultados desta pesquisa será  mostrado  que a utilização de experimentos pode estabelecer uma relação entre a assimilação de conteúdos e as ideias debatidas durante a aula, designando correlações entre teoria e prática, e simultaneamente criando um espaço em que os alunos possam expor suas opiniões e tire suas duvidas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, METODOLOGIA, CIÊNCIA, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5643_11092017170243.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VERÔNICA DE SALES BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA VERÔNICA"
    "autor_email" => "mariaveronica3@yahoo.com."
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Muito se tem discutido, recentemente, a cerca do ensino de ciências, de como tratá-las e principalmente, de como ensiná-las. Sem dúvidas, cada dia surge um novo desafio para o educador neste âmbito, visto que é indispensável no ensino de ciências mostrar que as mesmas são importantes para o desenvolvimento do aluno, e que a partir do momento que o estudante começa a compreender, isso desenvolve um incentivo para a busca de um aprendizado mais atrativo e significativo. Em consequência disto, vê-se a todo instante a necessidade da utilização de atividades diversificadas dentro da sala de aula acompanhada de uma boa metodologia. Sendo assim este trabalho tem como objetivo investigar e mostrar qual a visão que os professores da rede básica de ensino tem sobre a experimentação, visto que ela é um dos assuntos mais discutidos nos últimos tempos e vem provando ser um recurso necessário e importante para um ensino mais efetivo. Para a realização da pesquisa foi elaborado um questionário no qual os professores tiveram a oportunidade de expressar suas ideias e experiências relacionadas ao uso da experimentação em sala de aula. O mesmo foi aplicado com os professores do ensino de ciências de escolas da rede publica de ensino, com a finalidade de saber sobre a utilização da experimentação como método auxiliar no aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. No decorrer dos resultados desta pesquisa será mostrado que a utilização de experimentos pode estabelecer uma relação entre a assimilação de conteúdos e as ideias debatidas durante a aula, designando correlações entre teoria e prática, e simultaneamente criando um espaço em que os alunos possam expor suas opiniões e tire suas duvidas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.