O presente estudo fundamentou-se em uma proposta bibliográfica sobre o tema do lúdico na Educação Infantil, o qual tem sido motivo de muitas pesquisas recentemente. Logo, pode-se notar que o tema abordado no presente artigo está associado a preocupações referentes ao cotidiano da pesquisa e da prática pedagógica. Neste contexto, a presente pesquisa analisou a importância do brinquedo como instrumento pedagógico ao longo da história. Este estudo buscou verificar a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. De um modo mais específico, investigou-se a importância do brinquedo no aprendizado da Educação Infantil. O primeiro aspecto a ser analisado corresponde à importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil. Podendo ser trabalhados em atividades que podem ocorrer a partir da mais tenra idade, resguardando as situações socioculturais existentes, as crianças, sozinhas ou em grupos, podem desenvolver brincadeiras de forma ativa e construtiva. A partir do jogo, as crianças internalizam regras e encontram soluções para os conflitos, atuam num nível superior ao que se encontram, ao imitar a realidade. Dessa forma, a criança encena a realidade, utilizando um recurso muito rico. A brincadeira assume o papel de uma atitude e uma linguagem que é apreendida nas relações sociais e afetivas que a criança concebe desde a mais tenra idade. Logo, a brincadeira é uma situação privilegiada de aprendizagem infantil. Deve-se deixar claro que, como qualquer atividade inerente ao ser humano, o ato de brincar é aprendido pela criança desde a mais tenra idade. Isso decorre de seu relacionamento com outros bebês, com crianças mais velhas e com adultos. Os brinquedos apresentam imagens que moldam o desenvolvimento cognitivo da criança, desenvolvem suas habilidades motoras e auxiliam na formação sociocultural. Naturalmente, a partir da brincadeira, um profissional atento deve ampliar o horizonte de possibilidades para os diferentes conhecimentos que a criança precisa atingir. Podem-se utilizar livros, filmes, televisão, passeios ou outras situações úteis ao processo educativo, dentro de um planejamento que venha a integrar a formação completa da criança. A importância do brincar na Educação Infantil defendida no presente trabalho também encontra amparo no trabalho de Vygotski, que considera o brincar uma atividade que estimula a aprendizagem, já que ela cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança. Assim sendo, fica apontado que o lúdico é um instrumento pedagógico de grande importância na socialização entre as crianças, no desenvolvimento da linguagem e na construção de um mundo mais cooperativo.