Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL MODELO REMY ARCHER EM CODÓ-MA

Palavra-chaves: PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, ANÁLISE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38784
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3192
    "inscrito_id" => 9167
    "titulo" => "UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL MODELO REMY ARCHER EM CODÓ-MA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma análise e uma reflexão do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede municipal de ensino do município de Codó-Ma - Escola Modelo Municipal Remy Archer – com o objetivo de verificar como este documento se consolida no contexto educacional, ao passo que nele está traçado todas as atividades a serem desenvolvidas na escola, além de conhecer o perfil dos integrantes desse processo e, ainda, saber se todos estão realmente envolvidos na elaboração deste documento, pois dessa forma identificaremos se a escola conta com uma gestão democrática. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, através de uma análise documental para verificar a estrutura do Projeto Politico Pedagógico da referida escola, além de todo um embasamento teórico, que parte de conceitos, características e relação entre Projeto Político Pedagógico e Gestão democrática com base nos principais estudiosos da área, tais como Veiga (2012), Gadotti (2004), Medel (2008), dentre outros. Através desta pesquisa, foi possível conhecer o perfil da escola, além de compreender, através de pesquisas bibliográficas, como está configurado esse documento, qual sua importância no contexto educacional e como a comunidade escolar se encontra em meio a esse processo de construção e execução. Dessa forma, acreditamos que este trabalho poderá, então, levar a um possível encaminhamento para novas pesquisas e futuros debates acerca deste tema, na medida em que se configura como um tema pertinente, que deve ser levado a sério e submetido a uma discussão, principalmente por se apresentar como um documento singular de cada instituição de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, ANÁLISE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9167_07102017182743.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TERCILIA"
    "autor_email" => "tercilia_mayra@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38784
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3192
    "inscrito_id" => 9167
    "titulo" => "UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL MODELO REMY ARCHER EM CODÓ-MA"
    "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma análise e uma reflexão do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede municipal de ensino do município de Codó-Ma - Escola Modelo Municipal Remy Archer – com o objetivo de verificar como este documento se consolida no contexto educacional, ao passo que nele está traçado todas as atividades a serem desenvolvidas na escola, além de conhecer o perfil dos integrantes desse processo e, ainda, saber se todos estão realmente envolvidos na elaboração deste documento, pois dessa forma identificaremos se a escola conta com uma gestão democrática. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, através de uma análise documental para verificar a estrutura do Projeto Politico Pedagógico da referida escola, além de todo um embasamento teórico, que parte de conceitos, características e relação entre Projeto Político Pedagógico e Gestão democrática com base nos principais estudiosos da área, tais como Veiga (2012), Gadotti (2004), Medel (2008), dentre outros. Através desta pesquisa, foi possível conhecer o perfil da escola, além de compreender, através de pesquisas bibliográficas, como está configurado esse documento, qual sua importância no contexto educacional e como a comunidade escolar se encontra em meio a esse processo de construção e execução. Dessa forma, acreditamos que este trabalho poderá, então, levar a um possível encaminhamento para novas pesquisas e futuros debates acerca deste tema, na medida em que se configura como um tema pertinente, que deve ser levado a sério e submetido a uma discussão, principalmente por se apresentar como um documento singular de cada instituição de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, GESTÃO DEMOCRÁTICA, ANÁLISE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID9167_07102017182743.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TERCILIA MÁRIA DA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TERCILIA"
    "autor_email" => "tercilia_mayra@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise e uma reflexão do Projeto Político Pedagógico de uma escola da rede municipal de ensino do município de Codó-Ma - Escola Modelo Municipal Remy Archer – com o objetivo de verificar como este documento se consolida no contexto educacional, ao passo que nele está traçado todas as atividades a serem desenvolvidas na escola, além de conhecer o perfil dos integrantes desse processo e, ainda, saber se todos estão realmente envolvidos na elaboração deste documento, pois dessa forma identificaremos se a escola conta com uma gestão democrática. O trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, através de uma análise documental para verificar a estrutura do Projeto Politico Pedagógico da referida escola, além de todo um embasamento teórico, que parte de conceitos, características e relação entre Projeto Político Pedagógico e Gestão democrática com base nos principais estudiosos da área, tais como Veiga (2012), Gadotti (2004), Medel (2008), dentre outros. Através desta pesquisa, foi possível conhecer o perfil da escola, além de compreender, através de pesquisas bibliográficas, como está configurado esse documento, qual sua importância no contexto educacional e como a comunidade escolar se encontra em meio a esse processo de construção e execução. Dessa forma, acreditamos que este trabalho poderá, então, levar a um possível encaminhamento para novas pesquisas e futuros debates acerca deste tema, na medida em que se configura como um tema pertinente, que deve ser levado a sério e submetido a uma discussão, principalmente por se apresentar como um documento singular de cada instituição de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.