Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIVERSAS LINGUAGENS NA ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO LETRAMENTO DIGITAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO DIGITAL, MULTILETRAMENTOS, MULTILETRAMENTOS Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Neste mundo pós-moderno estamos diante de uma sociedade tecnológica que busca dos professores um ensino-aprendizagem interativo e contextualizado, através das tecnologias da informação e da comunicação. Os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental devem estar interligados com os artefatos tecnológicos, que servem de suportes no ensino da leitura e da escrita como livros, computadores, tabletes, celulares e outros recursos de multimídias. A partir do letramento digital, novas possibilidades de ensino-aprendizagem são pertinentes para uma melhor comunicação nas diversas esferas sociais, nas quais o indivíduo pode participar de momentos importantes em sua vida fora da escola, com o advento da pedagogia dos multiletramentos. Por isso no mundo da informática e da internet, professores necessitam de formação continuada e em sua formação inicial já iniciarem em seu currículo o letramento digital, através dos letramentos e multiletramentos, pois as crianças desde cedo estão convivendo com esses meios de comunicação e devem ser utilizados como recursos pedagógicos para uma aprendizagem significativa. Realizamos uma oficina pedagógica com a utilização do computador, celular e internet com oito professores das séries iniciais, quatro de uma escola da zona urbana, Colégio Municipal 3 de Agosto e quatro de uma escola da zona rural, Escola Municipal Duque de Caxias em Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Nosso objetivo nessa oficina foi criar possibilidades para que os professores alfabetizadores pudessem perceber a importância das práticas atuais em atividades virtuais, com propostas pedagógicas facilitadoras que contemplassem um ensino-aprendizagem da leitura e da escrita dinâmico, contextualizado e interativo, através das mídias digitais, como suportes relevantes para o letramento digital em suas diversas linguagens na alfabetização. O resultado foi relevante, pois houve uma quebra de paradigmas dos professores que foram receptivos a essa proposta de trabalho, à medida que lançamos para que iniciassem uma nova metodologia de trabalho, através dos gêneros textuais em circulação com esses novos recursos e assim pudessem dar um novo sentido ao processo de alfabetização. Assim sendo, o professor criará situações de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, através de atividades diversificadas e prazerosas, pois a Internet surge como um meio mais rápido para os alunos se apropriarem de variados textos, seja em celulares, computadores, tabletes, etc. e, o letramento digital facilitará esse processo, porque as crianças aprenderão o que está relacionado a elas, em seu contexto sociocultural e o professor passa a ser um facilitador da aprendizagem, com mais confiança e autonomia na alfabetização de seus alunos.

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