Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ANALISANDO A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA

Palavra-chaves: ENSINO SÓCIO-HISTÓRICO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Numa investigação sociocultural e colaborativa e intitulada - Atendimento Educacional Especializado (AEE): Programa de Leitura Compartilhada de Histórias na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campina Grande, desenvolvida entre a UFCG e a APAECG, pesquisamos os processos sociais de implementação do AEE no Programa de Leitura em foco, no qual, um leitor alfabetizado (LA) realiza duas sessões semanais de leitura/AEE com um leitor iniciante (LI) e em situação de deficiência intelectual. Especificamente analisaremos a apropriação da leitura e da escrita por 15 sujeitos em situação de deficiência intelectual. A pesquisa está fundamentada nas perspectivas de deficiência como construção social, dialógica de alfabetização e letramento, e interacionista e discursiva de língua escrita em que práticas de ensino-aprendizagem fundamentadas em pedagogias crítico-dialéticas e sóciohistóricas podem colaborar com a diminuição das fragilidades dos sujeitos em situação de deficiência intelectual, contribuindo com o desenvolvimento dos processos de alfabetização e letramento em contexto de escolarização formal. A partir dos dados produzidos, sobretudo na observação participante das sessões de leitura/escrita e na avaliação dos sujeitos indicam a predominância de respostas adequadas e a maior destreza dos sujeitos na construção de sentido, com exceção da compreensão da ideia principal e do assunto, e no posicionamento leitor. Também apontam que estão em início do processo de aquisição da leitura na decodificação e na compreensão da base alfabética, na medida em que predominaram os níveis iniciais. Significa, portanto, que estão em franco processo de apropriação da leitura e da escrita, com dificuldades e destrezas, beneficiando-se do ensino sóciohistórico ora implementado, o que desnaturaliza e contradiz a produção da ideologia da deficiência Reafirmamos a importância da incorporação desses resultados em politicas e praticas educacionais por sociedades e escolas acolhedoras da diferença.

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