Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ESTUDO SOBRE A USABILIDADE DO SISTEMA SABER

Palavra-chaves: GESTÃO ESCOLAR, INFORMÁTICA NA ESCOLA, ANÁLISE VIA CHECK LIST Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Em 2015, o governo do estado da Paraíba desenvolveu um sistema online de gerenciamento educacional denominado Sistema Saber, direcionado para o controle das escolas da rede estadual de ensino. Nesse sistema, os gestores realizam matrículas, coordenam as atividades docentes, organizam os equipamentos e espaço físico das escolas, entre outras diversas funções. Assim, realizou-se este estudo com o Sistema Saber, a fim de verificar sua usabilidade tendo em vista o público alvo do sistema. Para isso, foi utilizado um modelo de check list proposto por Sales, que foi analisado e adaptado para atender as necessidades desta investigação. Nessa pesquisa, foram verificados diversos critérios ergonômicos (divididos em três níveis de prioridade) em relação à usabilidade desse sistema, tais quais: compatibilidade, legibilidade, controle do usuário, entre outros. Com os dados obtidos, foram observados quantos dos critérios foram atendidos, ponderando de acordo com o nível de prioridade de cada tópico.

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