Este artigo é um recorte do relatório feito durante o Estágio Supervisionado em Docência da Educação Infantil, componente da estrutura curricular da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e tem como objetivo geral alavancar nossas primeiras experiências da práxis docente e a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, como principal foco da atuação docente desenvolvida durante o mesmo, um momento importante e indispensável na formação de um futuro docente. Para tanto realizamos estudos, observações participante e regências em uma turma do Maternal I, composta por dezoito crianças, com dois anos de idade. Que foram vivenciadas em uma escola pertencente a rede pública do município de São Luís – MA. Para a fundamentação e análise dos dados utilizamos os seguintes autores: Batista (2008); Carneiro (2007); Menegolla (1992); Pimenta e Lima (2004), entre outros. Deliberamos elaborar esse projeto, pois as brincadeiras envolvem aspectos da coordenação e do equilíbrio. E as turmas do maternal, devem valorizar e ter em seu cotidiano jogos e brincadeiras que provoque evolução do desenvolvimento motor das crianças, além de demonstrar os valores da competição, colaboração, combinação, perda, ganho e respeito às regras. As conclusões revelam que não é tão fácil quanto dizem, está em um espaço com as crianças pequenas e pequeninas, é preciso estudar, planejar, revisar, reescrever e repensar tudo várias vezes. Não basta adentrar ao espaço, é preciso estar de corpo e alma presente. Apesar de serem pequenas, elas entendem o que estamos fazendo, quando temos segurança, quando estamos com dúvidas, são muito espertas e inteligentes, aprendem rápido. E quando percebem que estamos doando o nosso melhor, elas retribuem de uma maneira maravilhosa tudo o que propomos.