O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 37640 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 1797 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?" "resumo" => "O artigo traz reflexões sobre o ensino da Geografia no Ensino Fundamental numa perspectiva freireana. Discute a prática de ensino do professor de Geografia, a partir da observação dos estudantes do IFPE, do Estágio Supervisionado I. Procurou responder aos seguintes questionamentos: por que mesmo diante de diferentes possibilidades de se trabalhar os conteúdos da ciência geográfica, os professores costumam nortear suas práticas pela pedagogia tradicional? É possível um diálogo entre o pensamento freireano e a geografia escolar? O interesse por este tema surgiu a curiosidade em analisar se o ensino do componente curricular Cartografia Básica possui uma proposta pedagógica que supere o ensino da geografia tradicional, ainda tão presente na educação básica, cujas particularidades Freire denominou de educação bancária. Educar não significa transmitir um saber pronto e acabado, no qual o aluno se torna um mero receptor de conhecimentos. Ao trabalhar conteúdos geográficos com os seus educandos o educador deve estimular à curiosidade. Não adianta memorizar mecanicamente o conteúdo sem ter a liberdade de aventurar-se no mundo do conhecimento. A prática pedagógica freireana é comunicativa, dialógica, onde não se objetiva somente transferir o saber, mas sim significar os significados. Deve-se respeitar a autonomia e as experiências vivenciadas por cada aluno. Entre os conteúdos da geografia, cabe destacar a cartografia. A Cartografia é um importante meio para a interpretação de representações no ensino da Geografia, tanto no que se diz respeito à localização de fenômenos geográficos ou à compreensão desses no espaço. É por meio dela que se pode estudar o espaço geográfico, buscando compreender a realidade no que tange às questões ambientais, culturais, econômicas, políticas e sociais, sobretudo, na qual as distintas sociedades fazem parte; além de poder fazer analogias entre essas. A pesquisa em tela teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Com relação à coleta de informações, foi aplicado um questionário semiestruturado para os estudantes da turma do sexto período do curso de Licenciatura em Geografia. Esses discentes concluíram o componente curricular Estágio Supervisionado I, que é voltado para a observação das aulas de Geografia no ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para organização e tratamento dos dados, tomamos como referência a técnica de análise de conteúdo. Ao pensarmos na prática de ensino do professor de Geografia do ensino fundamental, com relação aos saberes cartográficos, a partir do olhar freireano, percebemos um distanciamento do ensino da geografia escolar como uma ciência questionadora da realidade. Entendemos a dificuldade dos professores de auxiliar os estudantes na leitura do mundo de forma autônoma, não restrita aos conteúdos dos livros didáticos. Isto deve-se, provavelmente, a uma formação de professores ainda com tendências tradicionais, voltadas para a memorização e deslocada da realidade vivida. Faz-se necessário que a luta pela educação libertadora e o combate à educação bancária norteiem as atuais práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1797_14082017111808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TORRES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "profa.anapaulatorres1@gma" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 37640 "edicao_id" => 77 "trabalho_id" => 402 "inscrito_id" => 1797 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA FREIREANA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL?" "resumo" => "O artigo traz reflexões sobre o ensino da Geografia no Ensino Fundamental numa perspectiva freireana. Discute a prática de ensino do professor de Geografia, a partir da observação dos estudantes do IFPE, do Estágio Supervisionado I. Procurou responder aos seguintes questionamentos: por que mesmo diante de diferentes possibilidades de se trabalhar os conteúdos da ciência geográfica, os professores costumam nortear suas práticas pela pedagogia tradicional? É possível um diálogo entre o pensamento freireano e a geografia escolar? O interesse por este tema surgiu a curiosidade em analisar se o ensino do componente curricular Cartografia Básica possui uma proposta pedagógica que supere o ensino da geografia tradicional, ainda tão presente na educação básica, cujas particularidades Freire denominou de educação bancária. Educar não significa transmitir um saber pronto e acabado, no qual o aluno se torna um mero receptor de conhecimentos. Ao trabalhar conteúdos geográficos com os seus educandos o educador deve estimular à curiosidade. Não adianta memorizar mecanicamente o conteúdo sem ter a liberdade de aventurar-se no mundo do conhecimento. A prática pedagógica freireana é comunicativa, dialógica, onde não se objetiva somente transferir o saber, mas sim significar os significados. Deve-se respeitar a autonomia e as experiências vivenciadas por cada aluno. Entre os conteúdos da geografia, cabe destacar a cartografia. A Cartografia é um importante meio para a interpretação de representações no ensino da Geografia, tanto no que se diz respeito à localização de fenômenos geográficos ou à compreensão desses no espaço. É por meio dela que se pode estudar o espaço geográfico, buscando compreender a realidade no que tange às questões ambientais, culturais, econômicas, políticas e sociais, sobretudo, na qual as distintas sociedades fazem parte; além de poder fazer analogias entre essas. A pesquisa em tela teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Com relação à coleta de informações, foi aplicado um questionário semiestruturado para os estudantes da turma do sexto período do curso de Licenciatura em Geografia. Esses discentes concluíram o componente curricular Estágio Supervisionado I, que é voltado para a observação das aulas de Geografia no ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para organização e tratamento dos dados, tomamos como referência a técnica de análise de conteúdo. Ao pensarmos na prática de ensino do professor de Geografia do ensino fundamental, com relação aos saberes cartográficos, a partir do olhar freireano, percebemos um distanciamento do ensino da geografia escolar como uma ciência questionadora da realidade. Entendemos a dificuldade dos professores de auxiliar os estudantes na leitura do mundo de forma autônoma, não restrita aos conteúdos dos livros didáticos. Isto deve-se, provavelmente, a uma formação de professores ainda com tendências tradicionais, voltadas para a memorização e deslocada da realidade vivida. Faz-se necessário que a luta pela educação libertadora e o combate à educação bancária norteiem as atuais práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções" "palavra_chave" => "ENSINO, GEOGRAFIA, PAULO FREIRE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA17_ID1797_14082017111808.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:22" "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA TORRES DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA" "autor_email" => "profa.anapaulatorres1@gma" "autor_ies" => "0000" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conedu" "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017" "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg" "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }